Papa Francisco: títulos para celebrar os nove anos da eleição do primeiro pontífice latino-americano | Paulus Editora

Notícias

03/03/2022

Papa Francisco: títulos para celebrar os nove anos da eleição do primeiro pontífice latino-americano

Por Imprensa

No próximo dia 13 de março, completam-se nove anos da eleição do Papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes piemonteses. Formou-se em técnico químico, porém, optou pela vocação sacerdotal, ingressando no noviciado da Companhia de Jesus em 1958. Foi ordenado presbítero em 1969 e, no dia 31 de julho de 1973, foi eleito provincial dos jesuítas da Argentina, cargo que desempenhou durante seis anos. Em 20 de maio de 1992, o Papa São João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires, assumindo a arquidiocese no ano seguinte, em 1998.

Em sua primeira aparição após o conclave, já com o nome de Francisco, o primeiro Papa jesuíta e latino-americano surpreendeu o mundo com sua simplicidade, alegria e despojamento. Na ocasião, ele pediu: “Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!”.  Além disso, pediu orações pelo Papa emérito e pediu aos presentes na Praça São Pedro que lhe abençoassem.

Para fazer memória desta data, a PAULUS Editora indica títulos que expressam o pensamento do Papa Francisco e seu modo de conduzir a Igreja Católica. Confira:

Os Mandamentos

 

 

Neste livro, publicado pela PAULUS Editora, o leitor encontrará uma série de catequeses do Papa Francisco sobre os mandamentos, proferidas pelo pontífice nas audiências gerais toda quarta-feira, entre 13 de junho a 28 de novembro de 2018, no Vaticano. A obra faz parte da coleção Catequeses do Papa Francisco, que, com linguagem simples e profunda, percorre temas importantes para a vida da Igreja no mundo de hoje. Saiba mais.

 

A Igreja

 

Na introdução do livro “A igreja”, o Papa Francisco relata que, ao iniciar um novo ciclo de catequeses sobre a Igreja, sente-se como um filho que fala da sua mãe, da própria família. Na maioria das catequeses apresentadas neste texto, Francisco frisa que não nos tornamos cristãos sozinhos, mas somos gerados e crescemos na fé no interior do grande corpo, que é a Igreja. Saiba mais.

 

 

 

A alegria de ser catequista – Pensamentos do Papa Francisco

Organizado pelo padre Sílvio Ribas, ssp, o livro “A alegria de ser catequista”, publicado pela PAULUS Editora, reúne diversos pronunciamentos do Papa Francisco a respeito da missão dos catequistas na Igreja e no mundo. Com linguagem simples e objetiva, a obra apresenta 23 pensamentos do Sumo Pontífice dirigidos especialmente àqueles e àquelas que se dedicam ao ministério da catequese. Saiba mais.

 

 

As orações do Papa Francisco

O livro traz orações com o objetivo de motivar o leitor a rezar “pelo” e “com” o pontífice. Frei Darlei Zanon, ssp, organizador da obra, selecionou algumas orações que Papa Francisco proferiu ao longo do seu pontificado. São mais de 100 orações distribuídas nas seguintes temáticas: Pai-nosso; Consagração a Nossa Senhora; Orações a Maria; Orações pela criação, pelas famílias e pelas vocações; Orações pela paz e pelo diálogo inter-religioso; orações ao Senhor e Orações pelo Papa. Saiba mais.

 

 

Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?

“Um álbum de recordações” – assim esta obra é definida pelo regente da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza. “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” é um livro histórico, organizado pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano, que oferece ao leitor um registro completo da oração Statio Orbis ocorrida em 27 de março de 2020. Elaborado em papel couchê brilho, com imagens em alta resolução, a publicação mundial é uma verdadeira relíquia da Igreja para todos os fiéis recordarem este dia. Saiba mais.

 

Eu creio, nós cremos

O livro é fruto de uma entrevista que o Papa Francisco concedeu ao padre Marco Pozza, capelão de uma penitenciária em Pádua (Itália), e transmitida pela TV2000. Não se trata de uma exposição extensa e detalhada do conteúdo da fé cristã, expresso no Credo ou Símbolo dos apóstolos. Nessa entrevista, o Papa priorizou “partilhar o significado cotidiano, essencial, simples e profundo de sermos filhos de Deus – enviados à comunhão do amor com a própria Trindade – e da amizade com os irmãos na fé e com toda a humanidade”. Saiba mais.