Cristo na Teologia de Paulo | Paulus Editora

Releases

01/02/2022

Cristo na Teologia de Paulo

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Cristo na Teologia de Paulo
Autor: Lucien Cerfaux
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 448
Área de interesse: Teologia

Obra lançada pela PAULUS é referência para o estudo da cristologia paulina

A PAULUS Editora, em parceria com a editora Academia Cristã, apresenta ao público a obra “Cristo na Teologia de Paulo”, escrita pelo teólogo e exegeta Lucien Cerfaux (1883 – 1968). A presente publicação é um convite à compreensão que o apóstolo Paulo tinha de Cristo como fundamento de sua vocação, pregação e teologia.

De acordo com a publicação, este conteúdo traz referências fundamentais para o estudo da cristologia paulina. Com o intuito de aprofundar os pensamentos do apóstolo dos gentios sobre a figura do Cristo, o autor promove profundas reflexões alicerçadas em uma exegese e hermenêutica precisas, associadas ao conhecimento exato que Paulo recebeu do Antigo Testamento, do judaísmo, do helenismo que o cercava e, de modo especial, da comunidade cristã primitiva – com claras correções, baseadas em sua própria experiência com o Cristo Ressuscitado na estrada de Damasco.

Neste livro, o autor busca reproduzir o pensamento paulino. Com efeito, Lucien afirma que o apóstolo Paulo, efetivamente, entra no cristianismo com percepção nítida da união íntima e pessoal de Cristo com Deus. Esta percepção foi revelada por ocasião de seu chamado. Após essa experiência, Paulo passa a confessar que Cristo se torna num instante o centro de seu pensamento religioso e que esse Cristo é “Filho de Deus”.

Para nortear a caminhada do seguidor fiel de Cristo, o livro tem por objetivo responder a alguns questionamentos, entre eles: Que elementos utiliza esta fé imposta ao Apóstolo, já que Paulo era Fariseu?  Paulo já se havia interessado, antes da conversão, pelas doutrinas apocalípticas? O que sabia, então, Paulo a respeito de Jesus de Nazaré? Por que ele perseguia tanto a fé em Cristo? Em que medida o judaísmo helenístico exerceu influência sobre ele? Até que ponto Paulo conhecia a filosofia religiosa e as religiões de seu tempo? Sobre a orientação da pesquisa presente na obra, o autor ressalta que o pensamento de Paulo tem continuidade com a religião do Antigo Testamento, tal como poderia interpretá-la o judaísmo de seu tempo.

Para dar sentido a analise das reflexões do apóstolo, Lucien volta ao episódio da conversão. Segundo ele, é importante o modo como Paulo encarava o acontecimento decisivo de sua vida. Deus tinha “revelado” seu Filho nele, para que ele o anunciasse aos gentios (GL 1.15-16).  ‘Um raio eliminou-lhe a Inteligência, forçando a admitir que Jesus estava na glória de Deus’.

Nesta perspectiva, a fim de elucidar os principais pensamentos e trajetória do apóstolo, a obra está dividida em três partes, que destacam os temas: “O Cristo “Fautor” da Salvação”; “O dom de Cristo” e o “Mistério de Cristo”. Entre as diversas abordagens e reflexões estão: “Temas literários tradicionais”; “A parusia”; “A Ressurreição de Cristo”; “O reinado de Cristo”; “Morte e Ressurreição”; “A morte de Cristo”, “A encarnação de Cristo”; “Cristo nossa justiça”; “Cristo nossa sabedoria”; “Cristo segundo o Espírito”; “Cristo nossa vida”; “O Cristo e a Igreja”; “A vida da Igreja”; “Os hinos Cristológicos”; “A revelação do mistério de Cristo”; “A exposição do mistério”; “Filhos de Deus”; “O Senhor”; “Nomes e títulos de Cristo”; “A Cristologia Paulina” e, por fim, o tema “Elaboração Teológica”.

Este livro destina-se a todos que queriam aprofundar os estudos sobre o Apóstolo Paulo. De modo especial, suas concepções a respeito da figura do Cristo Ressuscitado. A obra “Cristo na Teologia de Paulo”, de L. Cerfaux, autor que durante décadas ensinou na Universidade de Lovaina, é um livro de referência fundamental para o estudo da cristologia paulina.