02 de março – QUARTA-FEIRA DE CINZAS | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
02 de março – QUARTA-FEIRA DE CINZAS

CONVERSÃO E FRATERNIDADE

Amparados pela Palavra de Deus e acompanhados pela liturgia da Igreja, iniciamos o período quaresmal. Tempo em que os exercícios espirituais e as práticas penitenciais nos ajudam a vencer e abandonar o pecado e a morte, orientando nossa vida pelos valores do Reino de Deus.

Todo apelo à conversão denuncia um estilo de vida que contraria a proposta do Evangelho. É preciso mudar, sermos transformados pela graça divina e pelos dedicados esforços pessoais
que vão nos configurando a Cristo. Conversão não é simples ajuste de vida, correção de velhos hábitos. Ela nasce de um coração contrito, sinceramente arrependido, fortalece-se pela penitência e se revela na prática da caridade.

Por essa razão, no primeiro domingo quaresmal, pedimos a Deus a graça de crescer no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida mais santa. Santidade que nos conduz ao serviço da fraternidade. A vida fraterna, como consequência de um coração convertido, jamais conhecerá a indiferença perante a dor de quem sofre. Ao contrário, a fraternidade tem a capacidade de traduzir em gestos as opções que somente o amor é capaz de fazer.

Assim nos recorda São João Crisóstomo: “Quem limita seu jejum apenas à abstinência de carnes o desonra. Praticas o jejum? Prova-me por tuas obras! Perguntas que tipo de obras? Se vires um inimigo, reconcilia-te com ele! Se vires um amigo tendo sucesso, não o invejes! […] Não comes carne? Então não te alimentes de luxúria através dos olhos. […] O jejum dos ouvidos consiste em recusar-te a ouvir assuntos perversos e calúnias. ‘Não receberás notícias falsas’, já foi dito. Que a boca também jejue de falar coisas vergonhosas e de ficar reclamando, pois que ganhas se te absténs de pássaros e peixes, e mesmo assim mordes e devoras teu próximo? O que tem fala maligna come a carne de seu irmão e morde o corpo de seu próximo” (Orientação sobre o verdadeiro jejum quaresmal).

Eis o tempo favorável: a conversão e a fraternidade inauguram em nós um estilo de vida capaz de cuidar das coisas santas, sem descuidar do amor ao próximo.

Pe. Patriky Samuel Batista
Secretário executivo para Campanhas da CNBB


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar