Eclesiastes ou Qohélet | Paulus Editora

Releases

29/10/2021

Eclesiastes ou Qohélet

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Eclesiastes ou Qohélet
Autor: José Vilchez Líndez, sj
Coleção: Grande Comentário Bíblico
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 512
Área de interesse: Bíblico

Obra de José Vilchez Líndez oferece um estudo aprofundado sobre o livro de Eclesiastes ou Qohélet

Como parte da coleção “Grande Comentário Bíblico”, a PAULUS Editora apresenta a 2ª edição do livro “Eclesiastes ou Qohélet”, de autoria do jesuíta espanhol José Vilchez Líndez. A publicação visa conduzir o leitor no aprofundamento do livro de Eclesiastes. Segundo o autor, estudiosos concluíram que o rei Salomão não é o autor de Eclesiastes, como muitos acreditavam ser, mas Qohélet.

O Eclesiastes, aceito por todos como livro canônico, manifesta paradoxalmente a riqueza inesgotável da revelação de Deus com palavras muito humanas. Segundo a obra, em nenhum outro livro da Sagrada Escritura encontra-se o simples homem tão próximo do povo como neste. A atitude de Qohélet é atitude de busca permanente do sentido da vida, sem que em nenhum momento encontre explicação tranquilizadora. “Qohélet podia estar dotado de melhores qualidades de espírito, mas não manifestá-las suficientemente em sua obra escrita. O estudo de Qohélet põe-nos, todavia, a descoberto uma pessoa bem caracterizada, que se confronta com a realidade que o circunda de maneira firme, decidida, clara e inequívoca”, explica o autor.

Na primeira parte da publicação, subdividida em 14 capítulos, Líndez apresenta ao leitor quem foi Qohélet, quais suas atribuições, profissão, formação, estado de vida, etc. “É preciso considerar Qohélet pertencente a família de boas posses; mais ainda, pertencente à classe alta ou aristocrática. Seu livro não deixa lugar a dúvidas. O tipo espiritual que o caracteriza é o de um aristocrata um tanto distanciado da realidade, que recebeu esmerada educação e formação”, afirma o autor. No decorrer do capítulo, o leitor acompanha mais detalhes a respeito do Livro do Eclesiastes, como a atualidade, composição, gênero literário, estilo, estrutura, língua original, data e lugar de composição, fontes de inspiração e canonicidade.

A publicação apresenta na íntegra, na segunda parte, o texto de Eclesiastes ou Qohélet, seguido das observações do autor, que compõem a terceira parte da obra. Versículo a versículo, Líndez comenta sobre os principais aspectos apontados por Qohélet, como as reflexões sobre os problemas humanos, sobre os cultos, as injustiças e as riquezas; o homem perante o predefinido e imprevisível; Qohélet diante da sabedoria tradicional, diante do destino comum e o poder; ousadia e prudência; juventude e velhice; entre outros temas relevantes.

Na quarta parte, o autor expõe ao leitor os excursos sobre Qohélet e Hebel; sobre o trabalho e a retribuição em Qohélet e sobre o conceito de Deus e o sentido do temor de Deus. Nos apêndices, a quinta e última parte, o autor convida o leitor a conhecer o ambiente histórico, político, geográfico e cultural em que Eclesiastes foi escrito para melhor compreensão da obra.

A publicação “Eclesiastes ou Qohélet” é indicada para todos aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento nas Sagradas Escrituras, sejam eles leigos, religiosos ou religiosas, professores ou estudantes da área bíblica.

José Vilchez Líndez, sj, nasceu em Pedro Martínez (Granada, Espanha), em 1928. Estudou Filosofia e Teologia em Madri, Barcelona e Innsbruck (Áustria). Especializou-se em Sagrada Escritura em Roma. Foi professor de Teologia Dogmática e Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia de Granada (Espanha). Publicou pela PAULUS Editora a obra “Sabedoria”, na mesma coleção Grande Comentário Bíblico.