A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais | Paulus Editora

Releases

09/08/2021

A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais
Organizadores: Elias Wolff / Benjamin Bravo Perez / Antonio Ernesto Palafox / (orgs.)
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: Brochura-PUR
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 392
Área de interesse: Teologia, Pastoral

“O núcleo teológico de uma evangelização urbana nos convida a descobrir e valorizar as reais presenças de Deus que habita as cidades e as megacidades.”
(Carlos María Galli)

Com o objetivo de explorar os caminhos da pastoral urbana, a PAULUS Editora lança a obra “A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais”, organizada por Elias Wolff, Antônio Ernesto Palafox e Benjamin Bravo Perez. A publicação faz parte da coleção “Comunidade e Missão”, composta por mais 10 títulos que visam contribuir em importantes reflexões para a Igreja nos dias atuais.

Para Elias Wolff, a compreensão das cidades e do complexo urbano está entre os temas que mais interpelam a teologia atualmente. “Para além da característica administrativo-política, a cidade é caracterizada por estilos de vida decorrentes dos diversos fluxos e atividades de pessoas, grupos e comunidades constituídas no seu interior”, explica um dos organizadores. Segundo ele, em tempos pós-modernos, as cidades são extremamente dinâmicas, híbridas e heterogêneas, não sendo uma entidade única e estática. “As diversas características das cidades atuais expressam valores sociais e humanos, como também problemas e desafios”, acrescenta Wolff.

O livro “A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais” é composto por 13 capítulos, com artigos de renomados autores do Brasil e das Américas, como Agenor Brighenti, Carlos María Galli, Gilles Routhier, Rudolf Von Sinner, entre outros. A cada capítulo, os autores refletem sobre temas como a teologia da cidade, pastoral urbana, evangelização, ecumenismo e inter-religiosidade, cidade e religião, ecologia integral, entre outros temas relevantes.

Em meio às diversas realidades, é também no contexto das cidades que Deus se manifesta, através das pessoas e das relações. A publicação busca compreender a cidade como lugar da presença e da ação de Deus. “Encontrar Deus na cidade é um kairós que nos impulsiona e caminhar com a humanidade no meio da história, a discernir a densidade das relações e as mediações da liberdade do Espírito de Jesus”, afirma Félix Palazzi em um dos capítulos.

Visando compreender as especificidades de ser Igreja no contexto social das cidades, a obra “A Teologia e a Pastoral na cidade – desafios e possibilidades atuais” deseja auxiliar o leitor na reflexão e na busca de soluções e métodos para discernir na cidade os elementos que podem indicar uma revelação do divino com rosto humano e urbano, numa perspectiva eclesial e inter-religiosa. O livro é indicado para teólogos, padres, leigos e todos aqueles que buscam compreender a pastoral urbana.

Elias Wolff possui pós-doutorado em Teologia pela Lutheran School of Theology at Chicago (2019), doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2000), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz (1999). É membro do Programa de pós-graduação em Teologia (PUCPR), coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR, líder do grupo de pesquisa “Teologia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso” da PUCPR e membro do Conselho Mundial de Igrejas (Ecumenical Water Network).

Antonio Ernesto Palafox Cruz é licenciado em Teologia Pastoral pela Universidade Pontifícia de México, doutor em Teologia Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Tem estudos de Pastoral Urbana pela Universidad Iberoamericana de México. Atualmente, colabora como professor em tempo integral na Universidad Pontifícia de México e coordena a Seção de Teologia Pastoral na mesma universidade. É professor visitante no Cebitepal, organismo do Celam, em Bogotá, Colômbia. Assessora pastoralmente processos diocesanos no país e pertence ai presbitério da diocese de Aguascalientes, México.

Benjamin Bravo (in memoriam) foi sacerdote da Arquidiocese do México. Licenciado em Teologia Dogmática pela Universidade de Innsbruck, Áustria. Doutor em Teologia Pastoral pela Universidad Pontifícia de México, onde lecionava disciplinas pastorais. Foi fundador do Espaço de Pastoral Urbana em Rede. Participava de congressos em diversas instituições universitárias da América Latina, Estados Unidos e Europa, sobre a Pastoral nas grandes cidades. Faleceu em janeiro de 2021, em decorrência da Covid-19.