Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação | Paulus Editora

Releases

17/06/2021

Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação
Autor: Darlei Zanon
Acabamento: Brochura-PUR
Coleção: Ecclesia digitalis
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 184
Área de interesse: Pastoral, Comunicação

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação” apresenta ao leitor um retrospecto conciso, porém muito esclarecedor, dos principais aspectos da comunicação dentro da esfera eclesial, desde Jesus e os primeiros discípulos, até o Papa Francisco.

Dividido em 8 capítulos, a obra conduz o leitor a traçar o caminho da comunicação das praças ao púlpito, do púlpito ao estúdio e do estúdio ao ágora digital. O autor, Frei Darlei Zanon, ssp, que também é um dos coordenadores da coleção, explica que a relação da Igreja com a comunicação existe desde o início, mas que nem sempre foi de acertos.

Na obra, Frei Darlei recorda que a palavra comunicação vem de comunhão e comunidade e que, no início, o termo comunicação era utilizado no universo religioso, dentro do movimento cenobítico, nos mosteiros. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, a Igreja foi se afastando da comunicação, chegando mesmo a ter uma postura restritiva, entre 1479 e 1885, quando a Igreja passa a adotar uma posição mais neutra, incentivando a criação de periódicos cristãos. Somente em 1963, com o decreto Inter Mirifica, que a Igreja vive uma mudança de paradigma em relação aos meios de comunicação.

Em “Comunicar o Evangelho – Panorama histórico do magistério da Igreja sobre a comunicação”, o leitor poderá fazer esta viagem de retorno às origens, compreendendo o caminho trilhado até então, o que o ajudará a ter maior compreensão sobre as ações do futuro. Com uma linguagem pastoral, Frei Darlei Zanon oferece muitas indicações para quem quer se aprofundar ainda mais no tema, incluindo um apêndice com indicações dos principais Documentos da Igreja, sites e livros indicados.

O autor ressalta um apelo do Papa Francisco, para que a Igreja faça o retorno à comunicação feita na primeira hora, nas praças. “O Papa Francisco tem insistido muito no resgate da comunicação interpessoal e presencial, do contato pessoal, da escuta, do diálogo, das relações humanas”, afirma Frei Darlei. “Ao mesmo tempo que incentiva a cultura do encontro na ágora digital (on-line), o magistério de Francisco também insiste na ágora analógica, física, off-line, exatamente porque elas são complementares e inseparáveis”, justifica o autor.

O livro faz parte da coleção Ecclesia digitalis, que apresenta sugestões e subsídios pastorais que favoreçam a vivência da fé e a adaptação da vida eclesial na cultura da comunicação e no ambiente digital. Os títulos “Esperançar − A missão do agente da Pastoral da Comunicação” e “Catequese digital – por onde começar?” também são parte da coleção.

Darlei Zanon é religioso paulino, natural de Carlos Barbosa (RS). Após a formação em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), e Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (FAJE), especializou-se em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero (SP), com mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Autor de diversos livros e artigos, possui grande experiência no campo editorial, atuando no Brasil, em Portugal e na Itália. Atualmente é diretor Editorial da PAULUS no Brasil.