O Decálogo da esperança – Esperar, resistir, cantar uma espiritualidade para tempos de pandemia | Paulus Editora

Releases

26/05/2021

O Decálogo da esperança – Esperar, resistir, cantar uma espiritualidade para tempos de pandemia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Decálogo da esperança – Esperar, resistir, cantar uma espiritualidade para tempos de pandemia
Autores: Francisco Orofino / Carlos Mesters
Coleção: A Bíblia e o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 56
Área de interesse: Bíblica, Pastoral

“Continue! Não desanime! Deus continua conosco! A Esperança e o Amor não morrem nunca! Este é o decálogo da esperança.”

O livro “O Decálogo da esperança”, de Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters, traz um roteiro bíblico que convida o leitor a rezar e refletir, comparando a atualidade, com as implicações impostas pela pandemia da Covid-19, e o cativeiro da Babilônia, ocorrido em torno do ano 550 a.C. “Enquanto for lendo sobre o cativeiro da Babilônia, pense no cativeiro de hoje. Quem sabe a Palavra de Deus traga uma luz para a gente poder enfrentar com mais esperança este nosso cativeiro da pandemia?”, questionam os autores.

A obra é dividida em três partes. Na primeira, o leitor é convidado a refletir sobre a escuridão do cativeiro da Babilônia e do novo coronavírus. Na segunda parte, Orofino e Mesters apresentam o decálogo da esperança, com dez pontos que marcaram o renascimento do povo após o cativeiro. Na terceira parte, os leitores são chamados a refletir sobre a Boa-Nova trazida por Jesus, que confirma e atualiza a caminhada do Povo de Deus apresentada no Antigo Testamento.

Mais do que um roteiro bíblico, o livro “O Decálogo da esperança” estimula o leitor a ressignificar a experiência do isolamento social, trazida pela pandemia, à luz da Palavra de Deus. A partir dos profetas, Orofino e Mesters fazem uma releitura da atualidade. “E hoje, diante da ameaça do novo coronavírus, o que Jeremias diria para nós? […] De tanto usar a natureza para aumentar a riqueza, vocês perverteram a ordem e criaram esse descompasso entre vida e natureza. O que Deus pede é que vocês mudem a sua maneira de olhar a natureza. Em vez de usá-la em seu próprio proveito, aprendam a admirá-la como revelação do rosto de Deus”, pedem os autores.

O livro “O Decálogo da esperança” faz parte da coleção “A Bíblia e o povo”, composta por dez títulos que auxiliam o leitor na compreensão da Palavra de Deus a partir de uma linguagem pastoral. Neste lançamento da PAULUS Editora, o leitor encontrará muitas luzes para trilhar, a partir da oração, um caminho de esperança e confiança num futuro mais humano, pleno da graça de Deus.

Francisco Orofino é leigo católico, doutor em Teologia Biblica pela PUC-Rio. Trabalha em Educação Popular com a Bíblia, animando as comunidades eclesiais da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. É assessor nacional do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) desde 1987. Atualmente mora em Nilópolis (RJ). Pela PAULUS Editora, publicou os livros “Rezar os Salmos hoje – a lei orante do povo de Deus” e “Crescer em amizade – Uma chave de leitura para o Evangelho de Lucas”.

Carlos Mesters é um frade carmelita holandês, missionário no Brasil desde 1949. Ordenado presbítero em 1957, estudou Bíblia em Roma e Jerusalém entre 1954 e 1963. É doutor em Teologia Bíblica e um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil. Desde 1973, trabalha com a Leitura Popular da Bíblia, animando as comunidades eclesiais de base. Participa do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) desde a sua fundação. Atualmente mora em Unaí (MG). Pela PAULUS Editora, publicou diversos livros, entre eles: “Bíblia – Livro feito em mutirão”, “O profeta Jeremias: um homem apaixonado”, “Esperança de um povo que luta – O Apocalipse de São João: Uma chave de leitura”, “Só Deus é bom! – As memórias de um jovem rico”, entre outros.