Anunciação do Senhor
Solenidade
Ó luz que o anjo traz à Virgem / da salvação és mensageira. / Vai se cumprir a profecia, / de gozo enchendo a terra inteira.
O que do Pai no eterno seio / eternamente foi gerado, / escolhe Mãe em nosso mundo, / sujeito ao tempo, que é criado.
Ele se esconde em carne humana, / preço de nossa salvação, / para que o sangue do inocente / trouxesse aos crimes o perdão.
Verdade, em carne concebida / dum seio virgem sob o véu, / a vossa luz é dada aos puros, / dai-nos tal luz, que vem do céu.
E vós, humilde coração, / Serva de Deus vos proclamais, / agora sois do céu rainha, / sede a patrona dos mortais.
Glória e louvor a vós, Jesus, / da Virgem Mãe por nós nascido, / a vós, ao Pai e ao Espírito / louvor eterno é devido.
Ant. 1. O anjo Gabriel foi enviado à esposa de José, Virgem Maria.
– Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! * / Desde a aurora ansioso vos busco! / = A minh’alma tem sede de vós, † / minha carne também vos deseja, * / como terra sedenta e sem água!
– Venho, assim, contemplar-vos no templo, * / para ver vossa glória e poder. / – Vosso amor vale mais do que a vida: * / e por isso meus lábios vos louvam.
– Quero, pois, vos louvar pela vida * / e elevar para vós minhas mãos! / – A minh’alma será saciada, * / como em grande banquete de festa; / – cantará a alegria em meus lábios, * / ao cantar para vós meu louvor!
– Penso em vós no meu leito, de noite, * / nas vigílias suspiro por vós! / – Para mim fostes sempre um socorro; * / de vossas asas à sombra eu exulto! / – Minha alma se agarra em vós; * / com poder vossa mão me sustenta.
Glória. Ant. 1. O anjo Gabriel foi enviado à esposa de José, Virgem Maria.
Ant. 2. És bendita entre todas as mulheres da terra, e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre.
– Obras do Senhor, bendizei o Senhor, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Céus do Senhor, bendizei o Senhor! * / Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! ou R. A ele glória e louvor eternamente!)
– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! * / Potências do Senhor, bendizei o Senhor! / – Lua e sol, bendizei o Senhor! * / Astros e estrelas, bendizei o Senhor! – R.
– Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! * / Brisas e ventos, bendizei o Senhor! / – Fogo e calor, bendizei o Senhor! * / Frio e ardor, bendizei o Senhor! – R.
– Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! * / Geada e frio, bendizei o Senhor! / – Gelos e neves, bendizei o Senhor! * / Noites e dias, bendizei o Senhor! – R.
– Luzes e trevas, bendizei o Senhor! * / Raios e nuvens, bendizei o Senhor! / – Ilhas e terra, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Montes e colinas, bendizei o Senhor! * / Plantas da terra, bendizei o Senhor! / – Mares e rios, bendizei o Senhor! * / Fontes e nascentes, bendizei o Senhor! – R.
– Baleias e peixes, bendizei o Senhor! * / Pássaros do céu, bendizei o Senhor! / – Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! * / Filhos dos homens, bendizei o Senhor! – R.
– Filhos de Israel, bendizei o Senhor! * / Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! / – Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! * / Servos do Senhor, bendizei o Senhor! – R.
– Almas dos justos, bendizei o Senhor! * / Santos e humildes, bendizei o Senhor! / – Jovens Misael, Ananias e Azarias, * / louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim! – R.
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * / louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! / – Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! * / Sois digno de louvor e de glória eternamente! – R.
No fim deste cântico, não se diz: Glória ao Pai.
Glória. Ant. 2. És bendita entre todas as mulheres da terra, e bendito é o fruto que nasceu do teu ventre.
Ant. 3. A Santa Virgem concebeu, dando o seu consentimento; permanecendo sempre virgem, deu à luz o Salvador.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * / e o seu louvor na assembleia dos fiéis! / – Alegre-se Israel em Quem o fez, * / e Sião se rejubile no seu Rei! / – Com danças glorifiquem o seu nome, * / toquem harpa e tambor em sua honra!
– Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * / e coroa com vitória os seus humildes. / – Exultem os fiéis por sua glória, * / e cantando se levantem de seus leitos, / – com louvores do Senhor em sua boca * / e espadas de dois gumes em sua mão,
– para exercer sua vingança entre as nações * / e infligir o seu castigo entre os povos, / – colocando nas algemas os seus reis, * / e seus nobres entre ferros e correntes, / – para aplicar-lhes a sentença já escrita: * / Eis a glória para todos os seus santos.
Glória. Ant. 3. A Santa Virgem concebeu, dando o seu consentimento; permanecendo sempre virgem, deu à luz o Salvador.
Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. E encontrou-se com aspecto humano.
R. Maria, alegra-te, ó cheia de graça; * O Senhor é contigo. R. Maria.
V. És bendita entre todas as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre. * O Senhor. Glória ao Pai. R. Maria.
Ant. Pelo amor infinito com que Deus nos amou, enviou-nos seu Filho, numa carne semelhante à carne do pecado.
Ant. Pelo amor infinito com que Deus nos amou, enviou-nos seu Filho, numa carne semelhante à carne do pecado.
A solenidade da Anunciação do Senhor, que hoje celebramos, marca o início da nossa salvação. Cheios de confiança, oremos a Deus Pai:
R. Interceda por nós a santa Mãe de Deus!
ASSIM como a Virgem Maria recebeu com alegria a mensagem do anjo, fazei, ó Deus, que recebamos com gratidão o nosso Salvador. – R.
ASSIM como olhastes para a humildade de vossa serva, lembrai-vos e tende compaixão de todos nós, Pai de misericórdia. – R.
ASSIM como Maria, a nova Eva, obedeceu plenamente à vossa palavra divina, cumpra-se também em nós a vossa vontade. – R.
QUE a Santa Virgem Maria socorra os pobres, ajude os fracos, console os tristes, reze pelo povo, proteja o clero e interceda pelas mulheres em seu devotamento. – R.
Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Esse subsídio oferece a todas as pessoas a oportunidade de participar dos principais momentos de oração da Igreja: Laudes (manhã), Vésperas (tarde) e Completas (noite). Com esse periódico é também possível recitar diariamente os Hinos, Salmos, Cânticos, Leituras, Preces e Orações, louvando e meditando a Palavra de Deus em união com milhões de cristãos em todo o mundo.
Assinar