Explicar o Concílio Vaticano II àqueles que não o vivenciaram é a proposta de novo livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

08/10/2012

Explicar o Concílio Vaticano II àqueles que não o vivenciaram é a proposta de novo livro da PAULUS

Por Imprensa

Serviço
Título: O Vaticano II contado aos que não o vivenciaram
Autor: Daniel Moulinet
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 152
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

O Concílio Vaticano II (1962-1965) representou um convite à esperança, pondo em evidência a importância da Escritura, de sua leitura e meditação, a colaboração entre presbíteros e leigos, a restauração do diaconato permanente, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Meio século depois, o que permanece desse evento?

Essa indagação retrata muito bem a intenção de Daniel Moulinet, professor e padre da diocese de Moulins, na França, em seu novo livro: O Vaticano II contado aos que não o vivenciaram, novidade da PAULUS.

De leitura fácil e agradável, a obra apresenta às novas gerações as principais etapas e os textos essenciais do concílio, relembrando como esse evento singular na história do cristianismo continua a ser fonte de energias para a Igreja e para o anúncio do Evangelho no mundo atual.

“Esse acontecimento que nos propomos a rememorar neste livro, bem longe de ter desaparecido num passado cada dia mais distante, constitui também um reservatório de energias capazes de sempre vivificar a Igreja, capazes de produzir ainda outros frutos, capazes de ajudá-la a conservar sua juventude, que é a juventude do espírito, e, assim, a anunciar o Evangelho às novas gerações do mundo inteiro”, explica o autor.

Moulinet aborda diversos aspectos relacionados ao tema. Primeiramente, discorre de forma breve sobre quem inaugurou o Concílio Vaticano II: Papa João XXIII. Em seguida, fala do anúncio, da preparação e da abertura do concílio, da hierarquia eclesiástica, dos leigos e religiosos, da atividade missionária da Igreja etc.

“O concílio foi feito por homens: João XXIII e Paulo VI, os Padres conciliares, os peritos, os observadores e todos os cristãos que se perceberam, cada qual em seu lugar, como atores dessa história. Para além da história desse acontecimento, para além da evocação dos textos que elaboraram, eles nos convidam a perseguir e assumir, na fidelidade, a fim de ‘pôr luz sobre’ a Boa-Nova evangélica chamada a se tornar palavra de vida para os homens de nosso tempo”, conclui o autor.

O leitor ainda encontrará glossário, cronologia do concílio e bibliografia seletiva, tornando a leitura ainda mais agradável. O Vaticano II contado aos que não o vivenciaram é essencial para quem deseja conhecer, se aprofundar, se sentir motivado por este evento e encarar, junto com a Igreja, os desafios do nosso tempo.

Daniel Moulinet, presbítero da diocese de Moulins (França) e professor de História na Faculdade de Teologia de Lyon (França), tem mais de vinte obras publicadas.