Pastoral do Dízimo – Da comunicação ao comprometimento | Paulus Editora

Releases

15/04/2019

Pastoral do Dízimo – Da comunicação ao comprometimento

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Pastoral do dízimo – Da comunicação ao comprometimento
Autor (a): Dom Edson Oriolo
Coleção: Organização paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 166
Área de interesse: Pastoral

Publicado pela PAULUS Editora: “Pastoral do Dízimo – Da comunicação ao comprometimento”, de Dom Edson Oriolo, Bispo de Belo Horizonte. A obra revela como a filosofia do marketing pode contribuir com as dioceses, as paróquias e comunidades, a fim de motivar os fiéis a se comprometerem com a manutenção da Igreja, da evangelização e do cuidado com os pobres. No presente volume, o autor reflete sobre a importância do dízimo e a aplicação do marketing na pastoral.

A obra, dividida em treze capítulos, reúne elementos importantes para os agentes de pastoral, desde a implementação do dízimo, seu planejamento, sua manutenção, até a apresentação de ferramentas, inspiradas no marketing. Para tanto, o conteúdo também traz algumas expressões em inglês, palavras ligadas ao mundo do marketing, que o próprio autor explica e traduz, enriquecendo o leitor no conhecimento e no vocabulário.

Dom Edson, utiliza as ferramentas do marketing para o bem comum e aplica à pastoral do dízimo com objetivo que essa pastoral incentive as pessoas a viver a bela condição de ser dizimista em meio à comunidade e na sociedade. O livro ressalta que o dízimo deve ser sempre uma expressão da experiência de Deus feita pelo dizimista e, um sinal do encontro da pessoa do dizimista com o seu Senhor. Além disso, se caracteriza pelo esforço feito pelo fiel de viver em Cristo e colaborar para o trabalho de evangelização.

Segundo o subsídio, a pastoral do dízimo deve envolver todas as pastorais da paróquia, isto é, os movimentos diversos, os serviços e as novas comunidades, uma vez que o dízimo cuida de todas as pastorais, comunidades e, especialmente, das pessoas. Para o autor, a pastoral do dízimo fora o sentido teológico e pastoral, está sendo apequenada e interpretada como uma forma de arrecadação financeira entre os fiéis, quando na verdade seu sentido evangelizador, ultrapassa tal colocação.

Para Dom Edson, essa é a Pastoral que cuida, orienta a consciência, ensina o desapego, provê, defende e é solidária com as pessoas, assegurando as condições para a celebração digna do mistério pascal, da evangelização, da catequese, da promoção da vida e do cuidado com os pobres. A leitura enfatiza que o dízimo é destinado às celebrações, à evangelização e à assistência aos que mais precisam de carinho e atenção.

Nesta perspectiva, o livro escrito por Dom Edson apresenta o dízimo com um serviço importante à Igreja. O conteúdo oferece aos agentes de pastorais, dicas essenciais para a manutenção e valorização da pastoral.

Dom Edson Oriolo é bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Aristóteles pela Unicamp e em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and Professional Coach pela Act Coaching Internacional, publicou pela PAULUS: Paróquia renovada: sinal de esperança, Gestão paroquial: para uma IGREJA em saída. Escreve para várias revistas e periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, Pastoral Urbana e Pastoral do Dízimo.