Jesus Cristo veio na carne é de Deus (1Jo 4,2) | Paulus Editora

Releases

29/05/2019

Jesus Cristo veio na carne é de Deus (1Jo 4,2)

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Jesus Cristo veio na carne é de Deus (1Jo 4,2) – Entendendo a Primeira Carta de João.
Autor (a): Centro Bíblico Verbo
Coleção: Do povo para o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Pastoral e Bíblica

Entendendo a primeira carta de João

A PAULUS Editora, em parceria com o Centro Bíblico Verbo, lança o subsídio Jesus Cristo veio na carne é de Deus (1Jo 4,2) – Entendendo a Primeira Carta de João. Parte da coleção Do povo para o povo, a obra surge com o objetivo de incentivar as comunidades a entenderem a proposta da primeira carta de João, que tem como base testemunhar a encarnação de Jesus Cristo.

Nesse caminho, a publicação numa linguagem simples e acessível, socializa as reflexões e descobertas da pesquisa bíblica dos escritos de João.  O livro, assim como toda a coleção, é feito com a colaboração de pessoas das comunidades, um projeto do Centro Bíblico Verbo para a reflexão bíblica em grupos nas comunidades e paróquias.

A obra apresenta uma breve introdução à primeira carta de João e cinco roteiros para encontros sobre o tema. De acordo com os organizadores, a comunhão com Deus e com seu filho Jesus Cristo é a questão principal da carta de João. O conteúdo revela que o testemunho de Jesus feito carne, ainda causava conflitos e desentendimentos nas comunidades cristãs, pois alguns membros ainda não reconheciam “Jesus encarnado”.

Assim, os autores destacam que a primeira carta de João foi direcionada para as primeiras comunidades cristãs, que enfrentavam diversos conflitos semelhantes. Por essa razão, João convida as comunidades de fé a viverem no amor fraterno e na comunhão com os irmãos, com base no relacionamento com Deus.

Neste subsídio, os encontros são seguidos de orientações para o aprofundamento bíblico. Dentre os encontros, estão as seguintes reflexões: Jesus, o Messias encarnado, nos purifica do pecado (1,5-2,2), esse primeiro encontro, enfatiza que Jesus é o Messias e ele entrega a sua vida em salvação do ser humano. No segundo tema: Preserva-se do mundo do maligno, o encontro  reflete sobre o mundo, entendido como forças de oposição ao projeto de Deus-Amor.

Em Discernir os sinais do verdadeiro Espírito, tema do terceiro encontro, o conteúdo fala de Deus e o reconhecimento de Jesus Cristo. Já o quarto encontro reflete sobre o amor que faz a vida ressurgir, isto é, o apelo pelo amor fraterno entre os cristãos. E por fim, o quinto e último encontro aborda o tema: Deus é amor, na questão apresentada, os organizadores propõem a compreensão da realidade do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo verbo encarnado.