Palavra viva e eficaz – Roteiros homiléticos – ano C | Paulus Editora

Releases

26/03/2019

Palavra viva e eficaz – Roteiros homiléticos – ano C

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Palavra viva e eficaz Roteiros homiléticos – ano C
Autor (a): Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, nj
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 272
Área de interesse: Liturgia

Livro da PAULUS oferece roteiros para a preparação das homílias dos domingos, solenidades e festas

Com a finalidade de auxiliar nas missas e celebrações, a obra Palavra viva e eficaz – Roteiros homiléticos – ano C, escrita por Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, oferece aos leitores, uma série de roteiros reflexivos para meditar a Palavra de toda a celebração litúrgica dos domingos, solenidades, festas e memórias dos santos.

Em sua composição, o livro traz as leituras bíblicas e comentários dos textos sagrados correspondentes a cada celebração do calendário litúrgico do ano C. Nesse caminho, os roteiros apresentados pela autora contemplam todo o tempo litúrgico, dentre eles: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Tempo Comum, Solenidades e festas. Após as leituras, o conteúdo também expõe aos leitores pistas para reflexões da Palavra.

De acordo com o livro, para quase tudo na vida é preciso um roteiro, seja uma receita de bolo, uma entrevista de emprego, uma viagem ou uma conversa casual. Segundo a obra, o roteiro é como uma bússola que orienta o viajante ao destino desejado. E, com a liturgia não é diferente. O subsídio enfatiza que a liturgia como toda arte pede um roteiro, de modo que cada uma de suas partes (ritos) esteja em harmonia em seus aspectos formais para promover a comunicação do mistério da fé e o encontro de Deus com a humanidade.

Nessa perspectiva, o livro tem a finalidade de ser um roteiro nas mãos dos pregadores para a preparação da homília, momento de grande importância para a comunidade e considerado o ponto mais alto do diálogo entre Deus e o seu povo. Com efeito, a obra também é destinada para todos os fiéis que desejam um maior aprofundamento e aproximação da mesa da Palavra e, uma participação melhor nas celebrações.

Pe. Iraildo Alves de Britto ssp, autor do prefácio da obra, recorda aos leitores, que o Concílio Vaticano II considera a liturgia como cume central para qual se dirige toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo de onde emana toda a sua força (S,C n, 10). Segundo ele, na liturgia é que se experimenta a ação salvífica de um Deus que realiza gratuitamente a santificação da humanidade, apresentando Jesus Cristo como o centro da liturgia cristã.

Outro ponto em destaque está no tópico “Solenidade e festas”, aqui leitor poderá compreender as celebrações das festividades solenes, como: a celebração do Senhor celebrado em 02 de fevereiro, Santíssima Trindade (Domingo depois de Pentecostes), Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, Natividade de são João Batista, São Pedro e São Paulo, Apóstolos, Transfiguração do Senhor, Assunção de Nossa Senhora, Exaltação da Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Todos os Santos, Todos os fiéis defuntos, Dedicação da Basílica de Latrão e Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, NJ é graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje-BH),onde também cursou mestrado e doutorado em Teologia Bíblica e lecionou por alguns anos. Atualmente, leciona na Faculdade Católica de Fortaleza, na Universidade Católica de Recife e na Faculdade Diocesana de Mossoró.