Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas | Paulus Editora

Releases

25/07/2018

Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas
Autor (a): Padre Humberto Robson de Carvalho
Coleção: Catequese
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Catequese

Subsídio reflete sobre a importante relação entre catequese e liturgia, dois pilares essenciais na vida da Igreja.

“Os primeiros cristãos compreenderam a catequese como educação da fé e a liturgia como celebração dessa mesma fé”.

O livro Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas, de autoria do Pe. Humberto Robson de Carvalho, publicado pela PAULUS, tem por finalidade colaborar com a formação dos catequistas, no que se refere à liturgia.

De acordo com o autor, no início do cristianismo, a relação entre catequese e liturgia era sólida e consistente. Essas duas realidades estavam intimamente ligadas e não poderiam se separar jamais. Apesar disso, a partir do século VI, houve uma ruptura desse pensamento.

No entanto, segundo o autor, com a reforma do Concílio Vaticano II, os padres conciliares tiveram a preocupação de voltar às origens, isto é, resgatar a centralidade do mistério pascal em todas as dimensões da Igreja, sobretudo no que diz respeito à liturgia e à catequese.

Na obra, o autor ressalta os ensinamentos da Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium (14), que por sua vez, reflete, entre outros aspectos, sobre a formação litúrgica para todos os fiéis. Segundo o documento, os catequistas, enquanto educadores na fé, são convidados a se capacitarem e a vivenciarem profundamente a sagrada liturgia da Igreja, com o intuito de formar os novos cristãos e, especialmente, desenvolver o gosto, a compreensão e a percepção da riqueza da ação litúrgica.

Seguindo a tradição e os ensinamentos da Igreja, o conteúdo está organizado em 15 capítulos. Pe. Humberto coloca o leitor diante da centralidade do Mistério Pascal de Jesus Cristo, fonte de toda ação litúrgica.  Com efeito, os leitores terão acesso a temas como: A liturgia na história da Salvação; A liturgia como fonte e identidade do povo de Israel; A liturgia celebrada por Jesus de Nazaré: Centro da história da Salvação; Liturgia e sua evolução na história da Igreja; O Concílio Vaticano II: Nova Teologia e nova prática litúrgica; A Palavra de Deus na liturgia; A oração; O ano litúrgico e seu ciclo; o canto litúrgico, Espiritualidade; dentre outros temas ligados à celebração da liturgia.

Além disso, ao final de cada capítulo, a publicação oferece aos leitores, questões para serem trabalhadas de maneira individual ou em grupo. O livro também apresenta um vocabulário em ordem alfabética com algumas expressões utilizadas na liturgia.

Segundo o autor, a Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium (SC), afirma que a finalidade da reforma litúrgica na Igreja é proporcionar ao povo de Deus uma participação consciente no mistério pascal. Pe. Humberto lembra que, especialmente no Brasil, essa urgência se faz necessária, uma vez que a catequese abraçou a iniciação à vida cristã como um dos itinerários para formar discípulos-missionários. Para ele, sem liturgia, não existirá uma verdadeira catequese.

Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo (pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Região Episcopal de Santana e coordenador pastoral do setor Tucuruvi). É mestre em educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo.