O ALIMENTO DA VIDA PLENA
Neste domingo continuamos a contemplar o capítulo 6 do Evangelho de João. A partir do relato da multiplicação dos pães, o evangelista faz longa reflexão teológica sobre o “alimento da vida”.
Os adversários não se conformam com a afirmação de Jesus: “Eu sou o pão que desceu do céu” e questionam: “Afinal, que pretende ser esse filho de carpinteiro, nosso conterrâneo?” Não aceitam a encarnação de Jesus, Filho de Deus, nascido de uma jovem da periferia. Para eles, é absurdo que Deus tenha assumido a carne humana. A exemplo do povo que, caminhando no deserto, murmura contra Moisés, as autoridades judaicas murmuram contra as declarações do Mestre.
O alimento que Jesus nos proporciona promove a vida: “Quem comer desse pão viverá para sempre”. O Mestre nos alimenta com sua mensagem, com suas palavras, com a Eucaristia, com seus gestos e ações. Tudo o que ele fez foi em benefício da vida, principalmente daqueles que estavam em situação mais fragilizada. Sua prática é constante doação em favor dos outros.
Quem come do pão que é Jesus, isto é, quem se alimenta de seu amor, de suas palavras e de suas propostas, não leva uma existência fundada na mentira, na hipocrisia, na ilusão, na falsidade, na mediocridade, mas vive de verdade, tem vida plena, como diz o evangelho. Muitas pessoas testemunham essa vivência com sinceridade, enchendo-a de significado, e acabam por dar sentido também à nossa, ensinando-nos o caminho da vida plena, daquilo que é essencial.
Começamos a nos alimentar do pão da vida quando damos a Cristo nossa adesão de fé e nos dispomos a assimilar seu exemplo e mensagem; aí então o pão consagrado poderá ser, de fato, alimento e força para nossa caminhada, fazendo-nos entrar em comunhão com o corpo de Cristo. Comungamos do pão eucarístico para nos tornarmos, em Cristo e com os irmãos e irmãs, um só corpo e um só espírito.
Pe. Nilo Luza, ssp
O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.
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