Equipes de música e liturgia participam de formação em Sorocaba | Paulus Editora

Notícias

19/04/2018

Equipes de música e liturgia participam de formação em Sorocaba

Por Imprensa

O curso “Cantando os Salmos”, promovido pela PAULUS Livraria de Sorocaba, reuniu cerca de 50 pessoas no Centro Pastoral Cônego João Santucci, da Catedral Metropolitana de Sorocaba. Realizado no último sábado (14), o evento contou com a presença de equipes de música e liturgia.

A formação forneceu subsídios técnicos relacionados ao entendimento textual e psicoafetivo, por meio de parâmetros vocais adequados à estrutura poética. Para conduzir o encontro, foram convidados Marcos Baldini, preparador vocal e regente do Coral Arquidiocesano de Sorocaba, do Coral Paroquial do Centenário, de Cerquilho, do Cantor Amici Cantori, de Tatuí, e do Coral Ad Libitum, de Porto Feliz.

A música litúrgica é considerada uma parte importante da celebração eucarística, expressando a vibração dos sentimentos na missa. A música conduz a comunidade a penetrar de forma profunda no mistério de Cristo. Ela expressa o mistério pascal de Cristo, de acordo com o tempo litúrgico e suas festas.

Santo Agostinho afirmava que “quem canta reza duas vezes”. Portanto, cantar é rezar, é celebrar a liturgia numa atitude de adoração e louvor a Deus. Outra figura importante dentro da Igreja é Santa Cecília, intitulada a padroeira dos músicos. Segundo os relatos, Cecília foi presa pelo Império Romano que perseguia os cristãos. Como era muito popular em Roma, foi decidido que ela seria morta em sua casa. Prenderam-na em um quarto de banhos quentes para que morresse asfixiada.

Para surpresa dos seus algozes, Cecília permaneceu durante três dias e três noites entoando cantos de louvor a Deus. Sem alternativas, decidiram degolá-la. A história narra que houve três tentativas falhas, e por fim ela foi deixada agonizando até a morte.  Cecília perdeu as cordas vocais e levou algum tempo para morrer, mas seus cânticos ainda podiam ser ouvidos.