Curso em Fortaleza discute a importância da literatura infantojuvenil | Paulus Editora

Notícias

28/02/2018

Curso em Fortaleza discute a importância da literatura infantojuvenil

Por Imprensa

No último sábado (24), cerca de 50 pessoas, entre professores e pedagogos, participaram do curso “Educar para a sensibilidade à luz de O Pequeno Príncipe”. O evento, organizado pela livraria de Fortaleza, foi ministrado pelo teólogo católico Carlo Tursi.

A proposta era discutir a promoção da literatura infantojuvenil como caminho para a reflexão de temas pertinentes à sala de aula, estabelecendo diálogo com o cotidiano do aluno, seus hábitos, percepções, valores e cultura. Como base de estudo foi utilizada a obra O Pequeno Príncipe, de autoria do francês Antoine de Saint-Exupéry.

A obra, que carrega em suas páginas um legado sobre as relações humanas, sobre o amor e a vida, conta a história de um menino, o Pequeno Príncipe, que viaja por diversos planetas e em cada um deles depara com pessoas diferentes, que têm diversos defeitos e qualidades. Quando chega à terra, ele encontra um aviador perdido no deserto. Nas conversas entre os dois, o leitor encontra muitos ensinamentos sobre a amizade, a vida e o desfrutar dos momentos simples que ela proporciona.

A leitura é essencial para a formação humana, e o trabalho com textos literários dentro da sala de aula é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do jovem. O objetivo da formação foi mostrar que a escola tem o papel fundamental na formação da personalidade da criança, e a literatura está extremamente ligada a essa construção.

É por meio do contato com a leitura que as crianças descobrem sentimentos e visões de mundo e, muitas vezes, mudam seu modo de pensar e agir.