O Amante, o Amado e o Amor | Paulus Editora

Releases

18/01/2018

O Amante, o Amado e o Amor

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O Amante, O Amado e O Amor
Autor (a): José Lisboa Moreira de Oliveira
Coleção: Teologia em Debate
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Teologia

Obra traz reflexões sobre o Deus dos cristãos

“A trindade é o principal mistério, é o mistério por excelência da nossa fé.”

A PAULUS Editora lança o livro O Amante, O Amado e O Amor – Breves reflexões sobre o Deus de Jesus, escrito pelo mestre e doutor em teologia José Lisboa Moreira de Oliveira.
Nesta obra, o autor apresenta uma reflexão sobre Deus, com o objetivo de refletir a respeito da imagem do Deus dos cristãos anunciado por Jesus e revelado na Santíssima Trindade. A leitura nos convida a ampliar o entendimento e a visão sobre o Deus todo-poderoso que está além de uma interpretação limitada.

Segundo o autor, são muitos os livros sobre Deus – e muitos deles podem se expressar de maneira inadequada, gerando diversos questionamentos: de qual Deus estão falando? A qual Deus estão se dirigindo? Para ele, isso ocorre porque toda teologia e todo culto refletem sempre a perspectiva de um determinado ambiente cultural, social, religioso e até econômico. Por essa razão, segundo o organizador, os leitores são desafiados a romper os limites e acrescentar elementos novos à reflexão sobre o Criador.

Dividido em seis capítulos, com o tema “O Deus de Jesus é uma comunidade de pessoas”, o texto inicia abordando a identidade do Deus dos cristãos e das repercussões para o convívio social. No segundo capítulo, o autor reflete sobre a revelação trinitária, isto é, a identidade divina, assim como aparece na Sagrada Escritura.

Na terceira parte, a leitura revela como se deu a formulação da doutrina trinitária ao longo da história do cristianismo. No quarto capítulo, o autor apresenta algumas questões que as reflexões anteriores levantam para as igrejas na atualidade. Na quinta parte, o texto se volta para a compreensão do monoteísmo trinitário: como falar de um Deus que é comunidade de pessoas e, ao mesmo tempo, uma unidade ontológica?

Por fim, na sexta e última parte, o autor aborda a mística trinitária, uma vez que, segundo ele, é impossível falar do Deus dos cristãos e compreendê-lo em profundidade sem antes construir uma intimidade.

José Lisboa apresenta duas razões que justificam mais um título sobre o tema: em primeiro lugar, as reflexões sobre o Deus dos cristãos nunca serão suficientes, ou seja, nunca será possível explicar Deus exaustivamente. Em segundo lugar, ele salienta o fato de as pesquisas avançarem com o passar dos tempos, suscitando novas descobertas e tornando necessário atualizar o tema constantemente.

Além disso, o título quer chamar atenção para o fato de que não é possível ter uma experiência profunda do Deus cristão se não se vive mergulhado no amor trinitário.
O livro destina-se a todos as pessoas que desejam aprofundar a temática e viver mais intensamente uma relação com a Trindade. A obra também é útil para os cursos de graduação das faculdades de Teologia.

José Lisboa Moreira de Oliveira é licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Publicou mais de 15 livros de animação vocacional, entre outros títulos nas áreas de teologia e filosofia. Foi assessor do antigo Setor Vocações e Ministérios da CNBB. Também exerceu a função de gestor do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião (CREAR) da Universidade de Brasília (UnB).