Onde Mora Deus? | Paulus Editora

Colunistas

Fé e Educação

08/11/2017

Onde Mora Deus?

Por Rogério Darabas

Como falar de Deus? O que falar? Como despertar o desejo sobre assuntos relacionados às questões espirituais, fé, vida, morte diante das novidades e atrativos da modernidade?

Apresentar Deus às crianças e adolescentes é algo fascinante. Cada encontro, uma bela e agradável surpresa. Eles estão sempre ávidos por conhecimento. Ao mesmo tempo são singelos mestres. Momento único de partilha: aprender ensinando. Constantemente nos deparamos com inquietações carregadas de mistério.

Manuela me abordou logo no início da aula. A garota com seus onze anos me acolheu com olhar expressivo e sedento de curiosidade: “Professor, onde mora Deus”? Olhei-a com admiração. A pergunta da pequena aprendiz fez-me silenciar.

Lembrei do encontro de dois dos discípulos de João Batista com Jesus:  “Rabi, onde moras?” Jesus: Venham, e vocês verão. (Cf. Jo 1, 38-39). É preciso ir ao encontro. Ver com os próprios olhos. Sentir profundamente. Fazer a experiência de Deus e com Deus. Um instigante desafio para a educação em tempos modernos.

Falar de Deus e sobre as infinitas reflexões que surgem a partir de tal temática, nas aulas de Ensino Religioso, é possibilitar aos educandos a oportunidade de conhecimento, amadurecimento e discernimento ao que se refere ao universo religioso. As instituições de ensino, principalmente da rede particular confessional, têm um espaço privilegiado pelo fato de oferecerem aulas destinadas aos assuntos de ordem religiosa e espiritual.

Do questionamento da pequena Manuela, a aula foi sendo construída com outras perguntas e respostas dos seus colegas. Cada um trazia a sua experiência de Deus a partir da família ou da religião que segue. E assim íamos construindo uma morada para Deus. Trechos do capítulo 1 do livro do Gênesis foram significativos para melhor compreensão. “E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; à imagem de Deus, ele o criou; e os criou homem e mulher. E Deus os abençoou”. (Gn 1, 27-28 a)

Aos poucos, alguns dos alunos foram compreendendo que desde a criação, passando pelos profetas e chegando na vida e missão de Jesus e os mistérios da morte e ressurreição, Deus habita um lugar privilegiado em cada ser humano.  Foram citadas algumas religiões cristãs e a maneira como elas procuram apresentar Deus. Foi o momento que Cadu resolveu interferir: “Mas em qual vou acreditar, já que são tantas”?

Os questionamentos dos pequenos pensadores nos instigam, provocam. Acreditar em Deus nesta idade requer algo mais concreto. E eles estão buscando. Se as respostas ficaram sem palavras, isso já não provoca grandes angústias. Entendem que teremos tempo e oportunidade para encontrar algumas respostas.

“Para os cristãos, conhecer Deus também significa conhecer uma pessoa: se você quiser conhecer mais sobre Ele, aprenda mais sobre Jesus. Uma das razões porque Deus se tornou humano foi nos mostrar mais claramente como Ele era. Jesus literalmente corporifica Deus, logo, qualquer coisa que se puder dizer sobre Jesus, se pode dizer sobre Deus’. (James Martim)

E no evangelho de São João, Jesus afirma: “O Pai e eu somos um.” (Jo 10, 30). O apóstolo Filipe pede: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós”. Jesus deseja que eles façam a experiência do encontro, vivenciem Deus plenamente. “Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada”. (Jo 14, 23)

Segue uma breve parábola. Certo dia, Deus sentiu-se cansado das pessoas, pois elas estavam sempre pedindo coisas. Então disse: “Vou embora e me esconder”. Reuniu seus conselheiros e cada um sugeriu um lugar para Deus se esconder: “Esconda-se na montanha mais alta”. Outro disse: “No fundo do mar, é um ótimo lugar”. Deus ouviu a todos e perguntou ao seu anjo mais inteligente que lhe sugeriu: “Esconda-se no coração das pessoas”.

Foram os sublimes e profundos encontros entre Jesus e os seus seguidores para que cada um realizasse a experiência de encontrar Deus. Hoje e sempre, serão necessários encontros e experiências humanas, ora  simples ou arrojadas para descobrir a morada de Deus. Cada um fará sua caminhada. Aqueles que se arriscarem O encontraram.

22 comentários

9/11/2017

Margareth

Ler

9/11/2017

Leudo

Teste

9/11/2017

Andre Luis

A parábola contada, está no filme "O Todo Poderoso"... No final, o choque elétrico no coração, simboliza o se se "esconder"...

9/11/2017

Neide dos Santos Rangel

Estou com 75 anos ; já encinei catecismo muitos anos. Estou extasiada com estes encinamentos Realmente nunca sabemos nada sobre nosso amado e glorificado DEUS.. Obrigada pelo testo.

9/11/2017

José Martins Santana

Quando nascemos passamos pela primeira morte,vindo ao mundo desprotegido,um mundo cheio de maldades,cheio de desconforto,deparamos com pessoas boas e pessoas más,mas Deus está dentro de cada uma delas.assim como está dentro de mim e de você. Deus é amor,portanto Deus está aqui agora. Martins aluno ao diáconato permanente da Igreja católica,

9/11/2017

MAESTRO THÉO DE PETRUS

A natureza nos fale de Deus. Ele "ESTA DENTRO DE MIM E DE VOCÊ' Assim diz a Música ONDE DEUS ESTÁ da Banda Versículo de Fé. Parabéns professor por seu trabalho. O mundo precisa de Deus e não sabe onde encontrá-lo

9/11/2017

Helio C Vicente

Boa tarde, minha neta de 08 anos me fez uma pergunta e eu fiquei totalmente perdido, foi a seguinte: Deus criou tudo, mais quem criou Deus, me ajude para que eu tire esta dúvida da cabecinha dela, e é claro da minha também.

9/11/2017

Luziane

Lindo!!!

9/11/2017

Aparecida Maria de Souza Palatin

Muito bom!

9/11/2017

Hildinez Olinto de Oliveira

Parabéns! Rogério Darabas.

9/11/2017

Pedro Alves

Belo artigo, muito bem escrito! Uma questão complexa, que nos leva a uma analise complexa , e uma resposta fascinante!

9/11/2017

Noviça Neideane Monteiro

Muito obrigada pela linda reflexão.

10/11/2017

Regina Candida

quanta singeleza para mostrar tanta grandiosidade; Deus nas suas PESSOAS.

10/11/2017

Mirlene Moreira Melo Canestraro

Rogério, obrigada pela deliciosa reflexão sobre um tema tão significativo, onde nos expõe a grandeza dos sentimentos de nossas crianças ao se fazerem ouvintes sujeitos, numa busca por perguntas e respostas sobre os caminhos que nos levam à Deus! Abraços

10/11/2017

Marcone Magalhães Dias

Um belo texto, professor, uma verdadeira catequese. É perceptível a diferença entre quem ensina somente o que está nos livros e daqueles que testemunham aquilo que derivou de um livro e que está no coração. Um belo texto e uma ótima pergunta que, mesmo metafisicamente falando, não encontraremos resposta definitiva. Mesmo sendo esse espaço o coração humano, mas o coração sempre escapa da nossa capacidade pensante. Coração e Deus parecem ter certa simbiose. Somente a expressão "religiões cristãs" que ficou um pouco confuso para mim. Uma humilde sugestão: "denominações cristãs" poderia ser mais exato. Entretanto, isso não diminui a beleza do texto. Fraterno Abraço. Marcone

10/11/2017

Denise Dayane Montalvao De Oliveira

Eu gostaria de instalar o paulus Editora nesse notbook.

10/11/2017

Sergio

Onde Mora Deus? Precisa morar nos corações de nossas crianças e jovens. Especialmente, no meio educacional. Para que com amor, conheçam os planos e caminhos do Senhor. E assim, serem protegidos da doutrinação ideológica de destruição das famílias pela ideologia de gênero, faminismo, gayzismo, marxismo...

10/11/2017

Rosa

Muito bom esse artigo.

10/11/2017

Dalva

Ótima reflexão.

11/11/2017

Antônio Barabas

Onde mora Deus será que eu dou a oportunidade para que Deus more em meu coração obrigado Rogério uma mensagem para nós adultos também

11/11/2017

Joselito Pizzetti

Em seu texto , o autor, corajosamente, aborda um tema junto aos pré.adolesscentes de difícil contextualização. Media as participações para extrair entre os alunos as respostas, convergindo-as para o sentimento da existência de Deus em cada indivíduo . Lembrou-me a fala do Papa Francisco ao sugerir aos jovens "deixar-se surpreender por Deus".

11/11/2017

Joselito Pizzetti

Em seu texto , o autor, corajosamente, aborda um tema junto aos pré.adolesscentes de difícil contextualização. Media as participações para extrair entre os alunos as respostas, convergindo-as para o sentimento da existência de Deus em cada indivíduo . Lembrou-me a fala do Papa Frncisco ao sugerir aos jovens "deixe Deus surpreender você".