PAULUS Livraria promove lançamentos na capital baiana | Paulus Editora

Notícias

02/11/2017

PAULUS Livraria promove lançamentos na capital baiana

Por Imprensa

O mês de outubro terminou movimentado em Salvador. Nos dias 27 e 28 de outubro, a livraria promoveu o lançamento de duas obras. Na sexta-feira (27), cerca de 90 pessoas, entre religiosos, professores e pesquisadores e estudantes da UCSAL, prestigiaram o lançamento do livro Diálogos com Edith Stein. O evento foi realizado durante a 20ª Semana de Mobilização Científica (SEMOC) da Universidade Católica de Salvador.

Foto: Pontifício Instituto Teológico João Paulo II

Em meio às diversas atividades promovidas pela SEMOC, o lançamento aconteceu durante o debate sobre o tema “O eu no drama do século XXI”, que buscou uma interlocução com a obra de Edith Stein, tendo seus estudos como referência para entender o “eu” em crise, nas constantes mudanças no século XXI.

Para compor a mesa, foram convidados os professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da UCSAL Dom João Petrini, bispo da Diocese de Camaçari (BA), e Ana Cecília de Souza Bastos, além de Miguel Mahfoud, um dos organizadores do livro.

Fonte: Pontifício Instituto Teológico João Paulo II*

A obra é composta por quinze textos em que o pensamento de Edith Stein se inter-relaciona com diferentes formas de pensar e com os leitores de hoje, centrando-se no diálogo com a Filosofia, a Psicologia e a Educação.

Na tarde de sábado (28), a livraria realizou o lançamento da obra Mulheres extraordinárias, além de um debate sobre a importância do empoderamento feminino na atualidade. Estiveram presentes 40 pessoas, entre estudantes de direito, serviço social e clientes da loja.

A jornalista Karla Maria, autora da obra, contou detalhes do livro, que busca apresentar a realidade de diversas mulheres, de diferentes partes do Brasil, que lutam diariamente por respeito e uma vida mais digna, enfrentando desafios que não se tornam pauta na mídia tradicional.

Em seguida, teve início um debate com o tema “Feminícidio: por que o Brasil tem posição de destaque?”. Para compor a mesa, foram convidadas a defensora pública estadual de Direitos Humanos Fabiana Almeida Miranda, a fundadora do movimento de População da Bahia Maria Lúcia Santos e a jornalista Karla Maria.

A discussão buscou entender quais motivos levam o Brasil a ostentar a 5ª maior taxa de feminícidio do mundo, bem como quais são as perspectivas e ações que devem ser urgentemente tomadas para mudar essa realidade. Segundos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de assassinatos chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 mulheres morreram somente por serem mulheres.

Para descontrair e deixar o ambiente mais agradável, o evento contou a com presença da maquiadora Wiliane Oliveira, que deixou as mulheres presentes ainda mais bonitas.

Para Karla Maria, lançar o livro em Salvador foi uma experiência única. A jornalista agradeceu a todos os leitores que prestigiaram o lançamento e a todo suporte prestado pela editora, que apostou no jornalismo como expressão literária. “Conhecer leitores de todo o Brasil me dá uma dimensão ainda maior do compromisso que temos com o jornalismo, com a literatura”, completou.