4º Simpósio PAULUS de Teologia e Pastoral | Paulus Editora

Notícias

09/10/2017

4º Simpósio PAULUS de Teologia e Pastoral

Por Imprensa

Marcio Pochmann e Jung Mo Sung serão os palestrantes responsáveis pela abertura do Simpósio.

No dia 19 de outubro, das 8 às 12 horas, será realizado o 4º Simpósio de Teologia e Pastoral, com o tema “Capitalismo e religião”. Para o encontro foram convidados especialistas no assunto, que, por meio de palestras e workshops, discorrerão sobre terceirização, idolatria ao trabalho, economia, cultura de consumo, relação entre religião e capitalismo e outros tópicos relevantes para o debate.

O tema foi escolhido diante da reflexão de Papa Francisco sobre o atual cenário do capitalismo globalizado. Ele diz que o mundo vive a “idolatria do dinheiro”, uma nova versão do “bezerro de ouro” (Alegria do Evangelho, n. 55). Apresentar o Deus da vida e desmascarar os ídolos (falsos deuses) que fascinam o povo é tarefa da teologia e missão da Igreja. Assim, o Papa coloca o dinheiro e o sistema de mercado no centro da reflexão teológica e pondera sobre a dimensão religiosa do capitalismo.

“A terceirização e suas consequências no Brasil” é a palestra de abertura do evento. Quem desdobra o assunto é o economista Prof. Marcio Pochmann, que inicialmente fará uma análise das condições e relações de trabalho demarcadas pelo funcionamento desigual do mercado de trabalho brasileiro. Diante disso, na sequência, também serão abordadas as consequências do processo de terceirização no Brasil.

A palestra seguinte, “A crítica à idolatria do dinheiro e as transformações no campo do trabalho”, será ministrada por Jung Mo Sung, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, que trará reflexões acerca do que o Papa João Paulo II reafirmou na tradicional doutrina católica: a prioridade do ser humano sobre o trabalho e deste sobre o capital. Hoje, com a imposição dos valores neoliberais na globalização capitalista, essa relação se inverteu. “Papa Francisco, ao chamar esse processo inverso de idolatria do dinheiro, coloca este desafio no centro da missão da Igreja e da reflexão teológica. Pensar essa relação entre o capitalismo e sua dimensão religiosa é fundamental para que a nossa Igreja tenha relevância e um significado que modifique e faça diferença na vida do povo”, diz Jung.

Após as palestras, os participantes serão encaminhados para o workshop escolhido no ato da inscrição. Ao todo, sete workshops estarão disponíveis: “Para quem serve a economia? – Ressignificação de sistema econômico na atualidade”; “A cultura de consumo como dimensão do sistema capitalista no magistério do Papa Francisco”; “Sobriedade feliz (Ls 224)”; “A morte social: bioética e mistanásia”; “A missão da Igreja versus a nova antropologia do neoliberalismo”; “Mídia: o novo espírito do capitalismo” e “O ser capitalista e o ser evangélico”.

O evento é gratuito. Será emitido um certificado de participação para os presentes.

Serviços:

4º Simpósio PAULUS de Teologia e Pastoral

Data: 19 de outubro de 17

Horário: das 8 às 12 horas

Local: FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação

Endereço: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana

Informação e inscrição:

http://www.paulus.com.br/eventos/simposio-teologia-pastoral/2017/