31 de Dezembro: Sagrada Família | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
31 de Dezembro: Sagrada Família

OS CINCO SENTIDOS DA FAMÍLIA

Família é cheiro. Como não lembrar os aromas da infância no interior! O cheiro de mamãe e de papai, o cheiro dos irmãos! O cheiro do café se espalhando em todos os cômodos da casa antiga, enquanto o galo lá fora cantava, anunciando o novo dia. O cheiro de terra molhada, das primeiras chuvas e os pássaros em festa. O cheiro dos abraços, das brincadeiras e até das brigas, tudo com contornos da naturalidade do espaço sagrado: o nosso lar.

Família é gosto. Da comida na mesa, esfumaçando feito incenso de igreja, fruto de trabalho e peleja. Gosto da tapioca quentinha, da manteiga da terra escorrendo na brancura da goma agora feita beiju. O sabor do chá de erva-cidreira adoçado com rapadura, servido após as novenas do mês de maio. Família é o gosto da alegria, do encontro, da partilha. É também o desgosto dos problemas, das partidas, das precisões, da saudade e das noites insones de preocupações.

Família é tato. O lugar dos afetos. O seio que amamenta. Com todo respeito e créditos a quem criou o carrinho de bebê, lugar de criança pequenina é no colo. Ali onde palpita o coração. Família é como o calor de lareira, é tal como a fogueira de são João, na alegria da festa, do milho assado, da canjica. Família é o santuário onde se aprende a reza mais bela. Rezas que a gente jamais esquece, porque gravadas na alma.

Família é a visão das noites estreladas e da lua em suas fases. É ver o esplendor do sol nascente e seu poente. São os dias ensolarados ou nublados. É o contentamento inefável ao ver o filho nascer, ver seu primeiro sorriso, seus primeiros passos. É também o choro, a dor, as perdas.

Família é audição das histórias de antigamente, de reis e rainhas de lugares distantes. Lugares e personagens que somente a imaginação pode criar. Família é lugar de cultivar sonhos. É o ambiente da audição do conselho dos pais, da fala já cansada dos que já experimentaram o peso dos anos e a carga das dificuldades. É o lugar da bênção.

Sagrada Família, abençoai e santificai as nossas famílias!

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar