12 de Novembro: 32º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
12 de Novembro: 32º Domingo do Tempo Comum

O CÉU AGORA E DEPOIS

Cada novo dia de vida é um milagre que acontece. Às vezes, vivemos nos lamentando de tudo e de todos e, com isso, acabamos perdendo de vista as coisas bonitas ao nosso redor. Acordar, abrir os olhos, ver a luz do dia, levantar, caminhar… Nisso consiste o milagre.

Respirar é maravilhoso. Só quando nos falta o ar é que nos damos conta de quanto é precioso sentir a vida. O sabor da comida, os cheiros, o vento soprando, a música dos pássaros. Tudo é belo, porque tudo que Deus fez é bom.

A vida é para viver, não para fingir ou dela fazer uma mentira. Deus nos livre de perder tempo guardando raiva e rancor no coração. Coração é lugar de amor. Coração é como um altar. Nele habita o divino.

É sempre bom ter o coração reconciliado. Somos marcados pela imperfeição. A condição humana é frágil. Pode ser que, por um motivo ou outro, tenhamos alguma desavença com alguém. Faz parte o conflito. O que não pode é os conflitos gerarem guerras. Não viemos a este mundo para guerrear. Estamos nesta travessia para semear a paz.

Por isso, seja qual for o tamanho das desavenças, é importante ter humildade para pedir desculpas, pedir perdão. É melhor encostar a cabeça em paz no travesseiro do que ir dormir se achando cheio de razão.

Não é fraqueza pedir desculpas. Na verdade, quem sabe pedir desculpas aprende que a vida é um dom a ser vivido com leveza. Tudo passa, e quando chegar a hora de nossa morte, estaremos preparados para partir em paz. A hora da morte não sabemos quando será. Mas a certeza é que um dia todos partiremos.

Enquanto essa hora não chega, é nossa missão viver reconciliados com nós mesmos e com os outros. Nisso consiste a vigilância. Nada de prepotência e orgulho. Somos todos irmãos. Pelo batismo, embora ainda marcados pelo pecado, somos a comunidade dos santos. Nosso destino é o céu. E o céu é desde agora.

A Palavra de Deus ilumine nossos passos, de modo que estejamos atentos à sua vontade e abertos à prática do bem.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar