Criações – Mitos Tenetehara | Paulus Editora

Releases

19/09/2017

Criações – Mitos Tenetehara

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Criações – Mitos Tenetehara
Autor: Wilson Marques
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm  x 21 cm
Páginas: 432
Áreas de interesse: Filosofia

Com linguagem simples e de forma lúdica, obra apresenta tradições do povo indígena Tenetehara

Reunindo narrativas de um vasto repertório, este livro oferece ao leitor recontos de mitos de criação. São histórias originalmente contadas nas aldeias pelos tamúis, ou avós, mostrando como os homens aprenderam a tecer redes, fazer farinha ou construir canoas.

A origem da farinha, a criação da mulher, a primeira chuva e outros mitos acerca das origens dos Tenetehara são apresentados de forma simples na obra de Wilson Marques, que nas primeiras páginas contextualiza a história deste povo indígena, também conhecido como Guajajara, que habita as regiões da margem oriental amazônica. Segundo o autor, os Tenetehara continuam existindo como povo graças a alguns fatores fundamentais – entre eles, a capacidade que tiveram de manter viva sua língua e o hábito, até hoje praticado nas aldeias, de contar e ouvir narrativas, por meio das quais os mais velhos passam aos mais jovens os valores básicos e essenciais de sua cultura.

As ilustrações complementam a história. Luciano Tasso conta que, para ilustrar a obra, preocupou-se em desenvolver uma linguagem própria que pudesse, a partir da combinação de formas básicas, produzir os desenhos que aparecem na obra.

Wilson Marques é natural de Caxias (MA). Formou-se em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo trabalhado como repórter em São Luís (jornais Diário do norte e O Estado do Maranhão) e São Paulo (Universidade de São Paulo e Diário do Grande ABC). É autor de mais de uma dezena de títulos infantojuvenis. É, também, redator publicitário e atualmente participa ativamente de atividades literárias, seja em projetos voltados para o incentivo à leitura, seja divulgando suas obras. Dirige, juntamente com outros artistas, a Casa do Autor Maranhense, instituição idealizada com o objetivo de promover e divulgar a produção artística com ênfase na literatura.