12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida | Paulus Editora

O Domingo
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

Neste dia em que a Igreja no Brasil celebra a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o evangelho nos traz a passagem das bodas de Caná. A transformação da água em vinho no casamento em Caná é o primeiro dos sete sinais narrados pelo Evangelho de João. O evangelista não fala em milagres; as ações maravilhosas de Jesus são denominadas sinais. O sinal não chama a atenção sobre si mesmo, mas aponta para o seu significado.

No decurso de todo o Ano Mariano, agora concluído, lembramos os trezentos anos do encontro da imagem da Senhora de Aparecida. Durante esse ano, pudemos conhecer mais o significado da padroeira do Brasil e a importância de Maria na vida da Igreja, fortalecer nosso compromisso de cristãos e aperfeiçoar nossa devoção à nossa Mãe.

Registramos neste espaço a bela oração jubilar que poderemos rezar sempre que desejarmos:

“Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos e filhas muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão. / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado. / Hoje, em vosso santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder e a força das mãos postas em prece. / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade. / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso irmão primogênito, Jesus Cristo. Amém.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar