Ovelha ou protagonista? – A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21 | Paulus Editora

Releases

11/01/2017

Ovelha ou protagonista? – A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ovelha ou protagonista? – A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21
Autor: Renold Blank
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Área de interesse: Teologia, Sociologia, Ciências Humanas

Atuação do leigo na Igreja é o tema de mais um lançamento da PAULUS Editora

As mansas ovelhas do rebanho da Igreja estão mudando de perfil. O homem urbano contemporâneo, com suas técnicas, formação acadêmica e habilidades profissionais, não quer mais ser vigiado e obedecer cegamente à voz de seus pastores. Ele teria se tornado uma ovelha negra? Mas por que obedece aos mestres espirituais de outras religiões ou a gurus que apresentam fórmulas mirabolantes para uma vida mais espiritualizada?As mansas ovelhas do rebanho da Igreja estão mudando de perfil.

O homem urbano contemporâneo, com suas técnicas, formação acadêmica e habilidades profissionais, não quer mais ser vigiado e obedecer cegamente à voz de seus pastores. Ele teria se tornado uma ovelha negra? Mas por que obedece aos mestres espirituais de outras religiões ou a gurus que apresentam fórmulas mirabolantes para uma vida mais espiritualizada?

Ovelha ou protagonista? – A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21, nova obra do renomado teólogo Renold Blank, toca em muitos pontos polêmicos do cotidiano da Igreja, principalmente no que diz respeito à hierarquia eclesial e sua relação com a atuação e o trabalho dos leigos.

“Quando escrevi este livro, alguns dos meus amigos me desaconselharam muito a publicá-lo. ‘É perigoso’, diziam. ‘A Igreja não permite e não aceita tais reflexões’, eles me advertiram”, relata o autor. Porém, o livro não tem o objetivo de suscitar discórdias entre os fiéis católicos e o clero. Pelo contrário. Tomando uma posição otimista e construtiva, Blank atesta que a Igreja “é capaz de mudar, de ouvir propostas que questionam e também de concretizá-las”.

Dividido em cinco capítulos, o livro começa com uma breve análise sobre o indivíduo da pós-modernidade, a ovelha que com o tempo foi se desgarrando do rebanho. Sinaliza, por exemplo, que a mulher, superqualificada e consciente cada vez mais de seu valor, muitas vezes se destaca mais do que os homens, tanto no âmbito profissional quanto no eclesiástico, o que demonstra como os tempos estão mudando.

Em linguagem didática e trazendo alguns esquemas visuais para que o leitor compreenda melhor as ideias expostas, Ovelha ou protagonista? – A Igreja e a nova autonomia do laicato no século 21 não propõe apenas questionamentos, mas oferece sugestões de como os leigos poderiam atuar em maior comunhão com a Igreja.

Renold J. Blank é licenciado em Letras, doutor em Filosofia e em Teologia. Leciona Escatologia, Teologia da Revolução e Antropologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), no Centro Latino-Americano de Parapsicologia, em São Paulo, e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Pela PAULUS, publicou as obras Escatologia da Pessoa, Escatologia do Mundo, Qual é nosso destino afinal?, Reencarnação ou ressurreição e Deus: uma proposta alternativa.