PAULUS e Catedral da Sé recebem Dom Beto Breis para o lançamento da obra Francisco de Assis e Charles de Foucauld, em São Paulo. | Paulus Editora

Notícias

17/07/2017

PAULUS e Catedral da Sé recebem Dom Beto Breis para o lançamento da obra Francisco de Assis e Charles de Foucauld, em São Paulo.

Por Imprensa

 

Na tarde da última sexta-feira (14), a PAULUS Livraria da Praça da Sé, em parceria com a Catedral Metropolitana de São Paulo, promoveu o lançamento da obra Francisco de Assis e Charles de Foucauld – Enamorados do Deus humanado, escrita pelo bispo da Diocese de Juazeiro (BA) Dom Beto Breis.

O lançamento ocorreu no início da tarde na Catedral da Sé, logo após a missa celebrada pelo bispo Dom Beto e cocelebrada pelos padres da catedral Luiz Eduardo Baronto e Padre Helmo Cesar Faccioli. O evento reuniu muitos fiéis e religiosos, que prestigiaram a novidade editorial e a presença do autor. Em seguida, houve um segundo lançamento do livro na PAULUS Livraria da Praça da Sé. Novamente, muitos membros de congregações religiosas e o público geral compareceram à livraria para participar da sessão de autógrafos e de um bate-papo com o autor, que recepcionou todos os presentes de maneira fraterna.

A obra aborda duas grandes figuras da espiritualidade cristã e sua paixão comum pelo mistério da encarnação. Francisco de Assis e Charles de Foucauld contemplam o Cristo, Filho de Deus Pai, que se uniu à pobre condição humana. O autor apresenta em Francisco o modo apostólico de seguir Jesus e em Charles a vida oculta de Jesus de Nazaré.

O livro está dividido em três partes. A primeira aborda o tema “Confronto e diálogo entre as duas espiritualidades”, em que Dom Beto apresenta a compreensão que Charles de Foucauld tinha de São Francisco e os pontos de contato específicos de cada um. A segunda parte reflete sobre a “mística” da encarnação em Charles de Foucauld, como ela se desenvolve e suas consequências. Por fim, a terceira parte fala da “mística” da encarnação em Francisco de Assis.

Dom Beto conta que a obra nasceu de sua dissertação de mestrado em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. A inspiração em Francisco de Assis sempre estivera presente em sua caminhada na Ordem Franciscana; mais tarde, ao participar da beatificação Charles de Foucauld em 13 novembro de 2005, o bispo passou a conhecer de perto os escritos deixados pelo místico.

“Preparando-me para a beatificação adquiri a primeira biografia de Charles de Foucauld, escrita por René Bazin, e fiquei impressionado com seu entusiasmo e paixão diante do mistério da encarnação, de um Deus que se faz pequeno – inclusive, de modo muito semelhante a Francisco”, afirma.

O bispo ressalta que o encontro que acontece entre esses dois homens de tempos tão diferentes interpela os homens e as mulheres de hoje, revelando como este mistério era contemplado e celebrado por eles, como marcou a vida de ambos e como influenciou seu jeito de se relacionar com o mundo.

“O livro contribuirá para a espiritualidade de leigos e consagrados. Papa Francisco cita uma Igreja despojada, seguidora de Cristo. Os dois mostram esse encontro. A leitura é indicada para os religiosos e cristãos em geral, que querem conhecer duas figuras que mostram que é possível viver o Evangelho. Desejo que os dois sejam mais conhecidos e possam inspirar os cristãos do século XXI.”

Dom Beto foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em fevereiro de 2016. É mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.