As Cartas – Santa Catarina de Sena | Paulus Editora

Releases

11/01/2017

As Cartas – Santa Catarina de Sena

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: As cartas
Autor (a): Santa Catarina de Sena
Coleção: Espiritualidade
Acabamento: Brochura
Formato:13,5 cm x 21 cm
Páginas: 160
Área de interesse: Espiritualidade

Em linguagem simples, obra reúne 33 cartas escritas por Santa Catarina de Sena.

Catarina nasceu em Sena, na Itália, no ano de 1347. De família humilde e católica, foi desde cedo instruída na fé cristã e cresceu com grande moção de se consagrar ao Senhor e à sua Igreja. Ainda muito jovem, ingressou na Ordem Terceira de São Domingos (Leigos Dominicanos), num período em que a atuação dos leigos e leigas na Igreja se dava, basicamente, por meio desses grupos. No ano de 1461, foi canonizada; depois, em 1866, foi declarada padroeira de Roma, pelo papa Pio IX, e doutora da Igreja, em 1970, por Paulo VI.

O frei dominicano João Alves Basílio traduziu os textos da santa a partir de uma versão italiana. Foram selecionadas 33 cartas, sobre os mais variados temas. A vida espiritual e o ardor intelectual de Catarina fazem dela modelo de vida cristã e dedicação ao povo de Deus. Exerceu grande influência entre governantes e o papado de sua época em período de crise. Suas cartas mostram Catarina como uma verdadeira mestra, que escreve com propriedade e paixão.

A obra é um testemunho de espiritualidade e vida cristã. A meditação destas cartas é uma proposta interessante, à medida que se faz um exame de consciência à luz dos ensinamentos de Catarina de Sena como se fossem dirigidos diretamente ao leitor.