30 de julho: 17º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
30 de julho: 17º Domingo do Tempo Comum

O GRANDE TESOURO DO REINO DE DEUS

Mais três parábolas nos são oferecidas neste 17º domingo do tempo comum. As duas primeiras trazem a mesma boa-nova: a alegria pela descoberta do Reino comparada à alegria de encontrar um tesouro. A terceira, última neste capítulo de Mateus, é mais uma referência à pre­sença do bem e do mal na história da humanidade.

As duas primeiras parábolas comparam o reino dos céus a um tesouro escondido no campo e a uma pérola preciosa. A parábola do tesouro traz à memória o contexto histórico: tempo de invasões e guerras. Era comum enterrar bens diante da ameaça de invasões e, muitas vezes, esses tesouros ficavam esquecidos debaixo da terra até ser encontrados por alguém. O tesouro é valioso, provoca alegria e motiva quem o encontra a vender tudo e comprar o campo.  Quem descobre o valor do reino dos céus é capaz de investir tudo para se comprometer com ele. A parábola da pérola traz a mesma mensagem: vender tudo para comprá-la.

A descoberta do reino de Deus provoca a mudança de vida em quem o encontra. Exige decisão corajosa e nada de acomodação. Enquanto não descobrirmos o valor do projeto de Jesus, não colaboraremos com a autêntica alegria na Igreja. Esta é tarefa importante da Igreja: libertar-se do supérfluo e comprometer-se com o Reino; não buscar honra e poder, mas investir no seguimento de Jesus.

A última parábola nesse capítulo de Mateus mostra que, apesar da presença do reino de Deus, o mal e a injustiça convivem ao lado do bem e da justiça. Os pescadores pescam e somente no fim fazem a separação. A parábola propõe aos discípulos a sorte final, aludindo à escatologia, quando Deus fará a seleção, o julgamento.

Para falar do Reino, Jesus não usava linguagem teórica e abstrata, mas se utilizava de imagens e comparações com a vida do dia a dia do povo da roça. Uma linguagem que a maioria compreendia. O reino pregado por Jesus tem a ver com pessoas, com coisas deste mundo: campo, trabalho, semente, pão, peixe, praia… Falar de Deus é falar das pessoas e da sua vida.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar