4 de junho: Pentecostes | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
4 de junho: Pentecostes

PENTECOSTES: O ESPÍRITO DE AMOR É DERRAMADO SOBRE NÓS!

Celebramos hoje a solenidade de Pentecostes! Lembramos que Deus cumpriu a promessa de derramar sobre o povo fiel, perseverante na oração e na prática da caridade, o Espírito Santo, o Consolador. O Espírito Santo é a visita de Deus que nos inspira e anima. É ele que nos guia em todo bom propósito que fazemos, em toda inspiração construtiva, em toda ação de amor e solidariedade.

Uma palavra que lembra a ação do Espírito na vida da Igreja é dinamismo. Quando queremos dizer que uma pessoa é animada, alegre, viva, criativa, dizemos que é dinâmica. O Espírito Santo é representado como línguas de fogo justamente porque o fogo é dinâmico, vivo, luminoso. Uma comunidade cheia do fogo do Espírito é criativa, atrai as pessoas e lhes dá vida nova. O Espírito de Deus, que a Igreja recebe em Pentecostes, a anima e alegra em sua missão de evangelizar.

O que ocorreu em Pentecostes continua ocorrendo todos os dias na vida da Igreja. É o Espírito Santo que anima nossas comunidades, ajuda as lideranças e encoraja tanta gente de boa vontade a ir adiante. Pentecostes acontece toda vez que recebemos palavras de ânimo e conforto ou as transmitimos a quem está abatido ou mesmo sem esperança. Toda vez que encontramos saída para situações que pareciam sem solução, é o Espírito divino que está sendo derramado em nosso coração.

Pentecostes acontece sempre na vida da Igreja, pois nosso corpo é o templo do Espírito Santo, e este está sempre vindo a nós, visitando-nos, inspirando-nos. Entretanto, sua ação em nós não é automática, pois Deus respeita nossa liberdade. O Espírito age quando há nos corações o desejo sincero de fazer o que é bom, de trabalhar para o bem. Por isso, é muito importante, por meio da oração e das boas ações, deixar o coração limpo para receber as suas graças.

Deixar o coração limpo, para que nele haja espaço para o Espírito de Deus, significa não cultivar sentimentos de ódio, rancor, ambição excessiva. O coração preparado para receber a graça divina é semelhante ao coração de Maria, que disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. Maria, Rainha dos Apóstolos, que estava com eles quando da vinda do Espírito Santo, interceda por nós a fim de que, por meio do serviço aos irmãos, abramos espaço ao Espírito de Amor.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar