11 de junho: Santíssima Trindade | Paulus Editora

O Domingo
11 de junho: Santíssima Trindade

A MELHOR COMUNIDADE

Após narrar o diálogo de Jesus com Nicodemos, João faz uma reflexão sobre o amor de Deus, que se revela e se comunica no envio de seu próprio Filho. A finalidade desse dom é a vida eterna, ou seja, a salvação no tempo presente e futuro oferecida a toda a humanidade. A condição é a fé, que se exprime na acolhida do Filho.

O evangelho deste domingo, portanto, centra-se nestes três aspectos:
Deus envia o pr
óprio Filho, tendo presente a salvação da humanidade, a qual é livre para acolher ou recusar o dom.

Deus ama tanto, que é capaz de entregar o que tem de mais precioso, o próprio Filho. Em Jesus, o divino se torna humano e o humano se diviniza. Jesus revela o rosto misericordioso do Pai, que deseja vida plena para a humanidade.

Embora tenha sido condenado por este mundo injusto, Jesus não deseja sua condenação. Deus enviou Jesus não para condenar, mas para salvar. Deus não tem prazer em impor sacrifícios às pessoas, muito menos em condenar alguém.

Diante da proposta de Jesus, a pessoa é livre para escolher o caminho a seguir. Para fazer opção por essa proposta, basta acreditar em Jesus. João faz uso muito frequente dos verbos crer/acreditar. Crer/acreditar em Jesus é muito mais do que simples adesão intelectual a ele, é comprometer-se com seu projeto. É prática de vida!

Com sua proposta, Jesus deseja formar nova humanidade, que coloque no centro o projeto do Reino por ele pregado. Além de palavras e ensinamentos, ele nos mostrou sua comunicação com o Pai e o Espírito. Na comunhão entre os três, temos a comunidade mais perfeita, formando aquilo que a Igreja chama de Santíssima Trindade, definida como “a melhor comunidade”.

Ser comunidade à imagem e semelhança da Santíssima Trindade é missão das famílias – aliás, toda comunidade deveria se iniciar por elas. A comunhão presente na família é reflexo, ainda que parcial, da comunhão existente na Trindade santa.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar