PAULUS lança álbum com obras da família Bach interpretadas em cravo | Paulus Editora

Releases

16/08/2012

PAULUS lança álbum com obras da família Bach interpretadas em cravo

Por adm

Serviço
Título: Polonaises e Fantasias por Stella Almeida
Artista: Stella Almeida
Gênero: Erudito

“A música de Johann Sebastian Bach sempre esteve presente em minha vida como intérprete, ouvinte, pianista e, mais ainda, como cravista. Cedo também descobri a música de seu filho mais velho, Wilhelm Friedemann Bach, que causava alguma estranheza e uma grande curiosidade, soava um tanto exótica se comparada a de outros compositores da época, e mesmo a de seu pai e de seu irmão mais famoso, Carl Philipp Emanuel Bach.”

Essas palavras são de Stella Almeida, pianista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e justificam sua admiração pelo legado musical deixado à humanidade pela família Bach. Em Polonaises e Fantasias, seu novo trabalho, a artista aborda a música de Friedemann, o filho homem mais velho de Johann Sebastian e considerado, durante muitos anos, um compositor excêntrico, difícil e irregular, ainda que celebrado como um dos maiores organistas de seu tempo.

Ao se debruçar sobre o ciclo das 12 Polonaises de Friedemann, a pianista se deparou com surpresas musicais e técnicas, como o fato de essa música quase não ser tocada no Brasil e até mesmo fora dele, motivando-a a levar este projeto adiante. “Resolvi registrar essa importante coleção de peças e de mais algumas obras do próprio Friedemann, do pai e do irmão [Carl Philipp Emanuel Bach, o mais reconhecido por sua obra entre os filhos músicos de Johann Sebastian], contemplando então um repertório atraente e significativo de música para teclado do século XVIII”, afirma.

O álbum reúne as peças mais grandiosas para piano moderno concebidas pela família Bach. Neste CD estão a Fantasia em Mi Menor Fk 21 e as Polonaises Fk 12 de Wilhelm Friedemann Bach, a Fantasia em Lá Menor BWV 922 de Johann Sebastian Bach e a Fantasia em Dó Maior Wq 59/6 de Carl Philipp Emanuel Bach.

No encarte, o ouvinte encontrará um belíssimo texto intitulado “Virtuosismo e Sensibilidade no Século da Razão”, no qual há informações sobre a obra e as características destes três gênios da música.

Polonaises e Fantasias enriquece ainda mais o catálogo de Música e Vídeo da PAULUS, reconhecido por reunir obras de excelente qualidade, sobretudo no gênero erudito. A PAULUS indica ainda as obras Bach e Vivaldi (Perez Dworecki na viola e Paulo Gori no piano), Johann Christian Bach – Órgão: Elisa Freixo, Musical Memories – J. S. Bach, Mozart e Brahms (Perez Dworecki na viola, Achille Picchi, Gilberto Tinetti e Leonardo Righi no piano e Leonardo Righi na clarineta) e Sinfonias – Johann Christian Bach.

Stella Almeida é pianista e cravista. Teve em sua formação importantes mestres brasileiros e internacionais. Atuante na divulgação da música brasileira contemporânea, é pianista da Banda Sinfônica do estado de São Paulo. Cravista e membro fundador da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, com a qual registrou importantes obras do período colonial brasileiro e do barroco europeu, sempre demonstrou afinidade com a música de Bach e seus descendentes, dedicando atualmente seu doutorado na Universidade de Campinas à música para teclado de Wilhelm Friedemann. Mantém formações camerísticas, como o trio Canzona e o Duo Almeida-Rosa, é docente na Emesp-Tom Jobim e professora colaboradora do Conservatório Souza Lima em São Paulo.