7 de maio: 4º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
7 de maio: 4º Domingo da Páscoa

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

Amados irmãos e irmãs, nos anos passados, tivemos ocasião de refletir sobre dois aspectos que dizem respeito à vocação cristã: o convite a “sair de si mesmo” para pôr-se à escuta da voz do Senhor e a importância da comunidade eclesial como lugar privilegiado onde nasce, alimenta e se exprime o chamado de Deus.

Agora, no 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, gostaria de me deter na dimensão missionária da vocação cristã. Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa-Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho. Com efeito, o discípulo não recebe o dom do amor de Deus para sua consolação privada; não é chamado a ocupar-se de si mesmo nem a cuidar dos interesses duma empresa; simplesmente é tocado e transformado pela alegria de se sentir amado por Deus e não pode guardar esta experiência apenas para si mesmo: “a alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária” (Evangelii Gaudium, n. 21).

Por isso, o compromisso missionário não é algo que vem acrescentar-se à vida cristã como se fosse um ornamento, mas, pelo contrário, situa-se no âmago da própria fé: a relação com o Senhor implica ser enviados ao mundo como profetas da sua palavra e testemunhas do seu amor.

[…] É possível ainda hoje voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo. Em face da generalizada sensação duma fé cansada ou reduzida a meros “deveres a cumprir”, os nossos jovens têm o desejo de descobrir o fascínio sempre atual da figura de Jesus, de deixar-se interpelar e provocar pelas suas palavras e gestos e, enfim, sonhar – graças a ele – com uma vida plenamente humana, feliz de gastar-se no amor.

Maria Santíssima, Mãe do nosso Salvador, teve a coragem de abraçar este sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos dele. Que a sua intercessão nos obtenha a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso “Eis-me aqui” ao chamado do Senhor e a alegria de nos pormos a caminho, como ela (cf. Lc 1,39), para o anunciar ao mundo inteiro (Mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações).

Papa Francisco


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar