O Apocalipse siríaco de Daniel | Paulus Editora

Releases

25/04/2017

O Apocalipse siríaco de Daniel

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: O Apocalipse siríaco de Daniel
Autor: Marcus Vinicius Ramos
Coleção: Apocrypha
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 120
Área de interesse: Bíblica, Apocalípse

O Apocalipse siríaco de Daniel é um texto traduzido do original, comentado e apresentado como resultado da tese de doutorado de Marcus Vinícius Ramos, doutor em História e professor na Universidade de Brasília. Com sua curiosidade em escritos judaicos da antiguidade tardia e na literatura judaica e siríaca, foi o primeiro pesquisador a traduzir para o português este texto pseudoepígrafo cristão posterior do século VII EC (era comum). A PAULUS editora, atenta às novidades e buscando sempre oferecer o que há de melhor aos seus leitores, acaba de publicar esta bela obra comentada, O Apocalipse siríaco de Daniel.

A pseudografia judaica e cristã é extensa. Para engrossar as fileiras desse complexo mundo, o escrito que se apresenta foi publicado no original apenas há pouco mais de uma década. Por ser uma obra apocalíptica, é logo associada à “literatura de resistência”, um gênero literário investigado na ótica da exegese e das questões textuais. Muitos são os textos apocalípticos dos primeiros séculos da Era Comum – muitos deles atribuídos a Daniel.

A narrativa, composta por 40 capítulos, inicia-se com Daniel descrevendo as conquistas dos despojos na corte de Nabucodonosor, rei babilônico que acabara de tomar e destruir Jerusalém e seu Templo e levar suas riquezas. Com o relato dos tesouros, Daniel motiva Ciro a marchar contra Babilônia. Este consegue vencer e resgatar o tesouro e, por ordem de Deus, esconde-o no monte Zilai. Após Ciro ser assassinado por Gaumata, Daniel foge para as montanhas e é convocado por Dario, novo rei, a dizer onde está guardado o tesouro. Deus, então, envia um anjo para cegar a Dario, que, graças à ajuda de Daniel e às preces ao Deus dos Judeus, volta a enxergar. Regressando à Pérsia, Daniel é apresentado com grandes visões, profecias e revelações.

O Apocalipse siríaco de Daniel é a obra inaugural da coleção APOCRYPHA da PAULUS Editora, que pretende oferecer uma extensa bibliografia desses escritos judaicos e cristãos.