Fichte – Da capacidade linguística e da origem da linguagem | Paulus Editora

Releases

17/04/2017

Fichte – Da capacidade linguística e da origem da linguagem

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Fichte – Da capacidade linguística e da origem da linguagem
Autor: Johann Gottlieb Fitchte
Coleção: Textos Filosóficos
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 120
Área de interesse: Filosofia

Este ensaio de Fichte, publicado em 1795, constitui uma das primeiras tentativas de abordagem do problema da origem e da natureza da linguagem

Neste livro, o tradutor e organizador Ricardo Barbosa apresenta o ensaio Da capacidade linguística e da origem da linguagem, de Johann Gottlieb Fichte (1762-1814). Fichte iniciou sua carreira docente em maio de 1794, na Universidade de Jena. A pedido de seus alunos, Fichte ofereceu preleções à base dos Aforismos filosóficos de Ernst Platner, obra que se tornou extremamente popular, recebendo várias edições. Do material resultante dessas preleções, anunciadas como “Logica et Metaphysica duce Platnero”, Fichte extraiu o ensaio que dá nome ao livro recém-publicado pela PAULUS.

De acordo com Ricardo, Fichte admitia a tese de que a linguagem fora inventada pelos homens, à qual ofereceu uma fundamentação original. Para ele, a origem da linguagem não deveria ser investigada mediante hipóteses empíricas, que seriam irremediavelmente insuficientes, e sim segundo um ponto de vista transcendental. Fichte tratava, assim, de deduzir a necessidade da invenção da linguagem a partir da própria natureza da razão humana, pelo que deveria ser possível uma história a priori da linguagem.

O livro está dividido em seis partes: “Da capacidade linguística e da origem da linguagem I”, “Da capacidade linguística e da origem da linguagem II”, “Sobre a origem da linguagem”, “Da capacidade linguística”, “Sobre Platner e a faculdade linguística” e o posfácio de Ricardo Barbosa, “Razão e linguagem em Fichte”.