Santo Agostinho – O Sermão da Montanha e Escritos sobre a Fé | Paulus Editora

Releases

04/04/2017

Santo Agostinho – O Sermão da Montanha e Escritos sobre a Fé

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título:
Santo Agostinho – O Sermão da Montanha e Escritos sobre a Fé
Autor:
Santo Agostinho
Coleção: Patrística
Acabamento: Costurado e capa dura
Número de Páginas: 464
Dimensões (cm): 13 x 20

O volume 36 da coleção Patrística da PAULUS Editora apresenta um conjunto de cinco obras do grande Pai da Igreja, Santo Agostinho. Os textos são: O Sermão da Montanha; A fé e as obras; A fé nas coisas invisíveis; Enquirídio e O Símbolo aos catecúmenos.  A primeira edição deste livro, publicada neste ano de 2017, mostra a diversidade da produção literária de Agostinho.

O Sermão da Montanha, fruto do trabalho realizado nos primórdios de seu exercício como padre, é uma exegese bíblica com características doutrinais e com finalidade catequética. Este texto é baseado em Mt 5-7 (Discurso inaugural) no quadro do Sermão da Montanha, sob a temática das bem-aventuranças. Santo Agostinho, em suas conclusões, nas perspectivas de hoje, apresenta a “teologia moral de Cristo”, dizendo, no início de sua exposição: “Porque creio ser encontrar aí um programa perfeito de vida cristã para a direção dos costumes”.

A Fé e as Obras é o segundo texto presente nesta obra. O escrito nasceu do interesse dos fiéis de Agostinho pelo estudo das Sagradas Escrituras. Estes lhe enviaram escritos em que se defendia a distinção entre fé e o agir bem, elementos sem os quais não seria possível a salvação. Para esses leigos estudiosos, Agostinho compõe o De fide et operibus. São três pontos abordados nesta obra: 1. A presença dos bons e dos maus permissíveis na Igreja, 2. O ensino aos catecúmenos apenas em vista do batismo e só depois o comportamento e 3. Se só o batismo bastaria para chegar à vida eterna.

No terceiro livro, A fé nas coisas invisíveis, cuja autenticidade como escrito agostiniano muito foi questionada, é um sermão pregado por Agostinho para sua assembleia – talvez por isso não tenha sido citado nas Retractationes de Agostinho e nem no Indiculum de Possídio. Basicamente, é um texto sem muitas divisões que representa um convite para “fortalecer a fé contra os enganos dos pagãos, judeus, hereges e maus cristãos” (p. 314).

Enquírídio ou Sobre a fé, a esperança e a caridade é o quarto livro deste conjunto de obras de Agostinho. Tem a característica de um manual produzido pelo bispo de Hipona a partir da necessidade de Lourenço, cristão leigo erudito, de ter um conteúdo mais “sistemático” sobre o que é importante no cristianismo, esclarecendo, sinteticamente, quatro pontos: 1. O que seguir o mais próximo possível e o que, devido às heresias, evitar; 2. Em que medida a razão pode intervir em favor da religião; 3. O que manter em primeiro e em último lugar; 4. Qual a síntese e qual o fundamento da fé católica?

Por fim, e não menos importante, O símbolo aos catecúmenos tem características de um livreto, mais que de um sermão propriamente dito. Seu público-alvo são aqueles que estavam por ser batizados – os catecúmenos. Geralmente a explicação, artigo por artigo do Símbolo (Credo), era feita algumas semanas antes da Páscoa pelo bispo. É neste escrito que vemos a divisão expositiva de Agostinho sobre o Símbolo em quatro partes: o Pai, o Filho, o Espírito Santo e, em conjunto, a Igreja, a remissão dos pecados e a ressurreição da carne.