Canto litúrgico: forma musical, análise e composição | Paulus Editora

Releases

19/01/2017

Canto litúrgico: forma musical, análise e composição

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Canto litúrgico: forma musical, análise e composição
Autor (a): José Weber, SVD
Acabamento: Brochura
Coleção: Liturgia e Música
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 112
Área de Interesse: Liturgia

Livro oferece formação para compositores da música litúrgica 

A PAULUS Editora apresenta o livro Canto litúrgico: forma musical, análise e composição, do padre José Weber, compositor de inúmeras canções entoadas em Igrejas de todo o Brasil, como “Eu vim para que todos tenham vida”, “Prova de amor maior não há” e “Sim, eu quero”.

O subsídio propõe aos leitores entender como a liturgia adota ou gerencia diversas formas melódicas segundo os ritos, as palavras, os lugares, os ministros e as assembleias. O 12° volume da coleção Liturgia e Música apresenta uma importante contribuição para a formação litúrgico-musical dos ministros e ministras da musica católica.

Com linguagem fluente e acessível, a publicação está dividida em cinco partes, que abordam, entre outros temas, formação musical técnica; formação litúrgica para o músico (compositor); a inspiração e o talento; música e emoção; o processo de composição do escritor e do músico; principais elementos constitutivos da música: ritmo e melodia; e forma musical.

Além disso, o autor também analisa as formas cantadas da liturgia romana; os cantos da missa romana; a forma da missa e os cantos antes e depois do Concílio Vaticano II; e, por fim, as classes de cantos litúrgicos: o gênero lírico e o gênero dos recitativos litúrgicos. O livro Canto litúrgico: forma musical, análise e composição chega para preencher uma lacuna na publicação de subsídios para quem exerce o ministério de composição de música litúrgica no Brasil.

O processo formativo inclui o conhecimento da função ministerial de cada canto na ação litúrgica e o domínio da técnica da composição em si. Os exemplos apresentados pelo autor são provenientes do Hinário Litúrgico da CNBB. Dados relevantes, que favorecem a assimilação do conteúdo estudado, garantem a qualidade exigida pelos principais documentos da Igreja.

José Weber, SVD, nasceu em Anitápolis (SC), em 1932. Ordenou-se sacerdote na congregação dos Missionários do Verbo-Divino (1959). Realizou estudos de canto gregoriano e composição em Roma (1959-67), onde também foi bibliotecário do Pontifício Instituto de Música Sacra (1965-67). Foi assessor de música litúrgica da CNBB (1967-83) e realizou trabalho pastoral em paróquias de periferia (1986-2010), como em Iguape (SP), junto à pastoral dos pescadores.