DOCAT – Doutrina Social da Igreja | Paulus Editora

Releases

23/11/2016

DOCAT – Doutrina Social da Igreja

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: DOCAT
Autor: Vv.Aa.
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 12,5 cm x 20,5 cm
Páginas: 320
Área de interesse: Pastoral, catequese e liturgia

Depois do sucesso do Catecismo Jovem da Igreja Católica – YOUCAT, abreviação de Youth Catechism, a PAULUS lança o DOCAT – Como agir? Em uma linguagem descontraída, a Doutrina Social da Igreja é apresentada por meio de um manual instrutivo que responde a muitas perguntas feitas por jovens de todo o mundo. O objetivo é incentivá-los a lutar, através de ações sociais e políticas, por um mundo melhor, sempre enraizados na força do Evangelho.

A ideia do DOCAT surgiu entre alguns jovens dos Estados Unidos durante a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, 2011. Depois de estudarem o YOUCAT, eles depararam com a seguinte inquietação: “Agora sabemos o que é a fé, mas o que realmente devemos fazer?”.

E foram os cardeais Christoph Schonborn e Reinhars Marx que dirigiram um grupo de trabalho para apresentar a mensagem libertadora da Doutrina Social Católica, com a qual colaboraram cientistas e jovens de todo o mundo – esses encaminharam fotos, pareceres sobre os textos, perguntas e sugestões para a elaboração de um texto claro e objetivo. O resultado final são 328 perguntas e respostas expostas em uma linguagem jovem que segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as três partes do Compêndio da Doutrina Social, lançado em 2004, no pontificado de São João Paulo II.

Papa Francisco apresentou o título na Jornada Mundial da Juventude de 2016, na Polônia. O Santo Padre, responsável pelo prefácio, faz um apelo aos cristãos para que se empenhem ativamente por um mundo mais justo: “Um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão”. Em seu texto, ele ressalta a importância do olhar político e social para os pobres, para todo o tipo de trabalho escravo, para as crianças e os idosos e para a discriminação decorrente de uma economia que exclui e mata: “Eu espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento”, exorta.