18 de dezembro: 4º Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
18 de dezembro: 4º Domingo do Advento

GLORIOSO SÃO JOSÉ, CUIDAI DE NOSSAS FAMÍLIAS!

Quando Maria ficou grávida por ação do Espírito Santo, certamente José ficou muito pensativo e preocupado. O que teria ocorrido, se Maria sempre lhe pareceu uma moça honesta, religiosa e fiel? Diante de situação tão difícil, José cogitou abandonar sua noiva secretamente. Mas, antes que fizesse isso, foi interpelado pela ação de Deus. Tendo ouvido a voz do Senhor por meio de um mensageiro, preferiu receber Maria em sua casa. Acolheu a mãe de Jesus e, assim, participou de modo especialíssimo do projeto de salvação de Deus para toda a humanidade.

O texto bíblico deste último domingo do Advento afirma que José era justo, ou seja, procurava fazer o possível para observar a lei, agir de forma correta, sem prejudicar ninguém. Mas a situação que estava vivendo era algo que exigia algo mais do que cumprir a lei. Certamente, com o auxílio divino, a atitude de José foi de compaixão e misericórdia com relação a Maria.

Em nossa busca de ser corretos e praticar a justiça, muitas vezes encontramos situações que nos desconcertam. Se aplicamos o que entendemos por “justiça”, pode ser que destruamos uma pessoa e ela nunca mais se recupere. Por outro lado, não podemos ser coniventes com o que está errado. É preciso, então, rezar e pedir as luzes do Espírito Santo para que nossas decisões sempre terminem em salvação. Se José tivesse contado o ocorrido a algum colega ou amigo, talvez ouvisse que estava agindo como bobo, pois poderia estar sendo enganado. Portanto, para tomar as decisões, vale muito rezar, ter calma, pedir as graças divinas para nos livrar de preconceitos e precipitações. José ouviu a voz do anjo e, com isso, tornou-se o grande colaborador do nascimento do Salvador. Nós devemos ouvir a voz de Deus ao tomar nossas decisões, para que a mensagem de Jesus, nosso Salvador, seja vivida.

Com são José, vamos nos preparar para o Natal de Jesus. Peçamos, por sua intercessão, a justiça verdadeira, que não impede a ação do Espírito Santo, ao contrário: realiza-a em plenitude. Com são José, busquemos dar todo nosso apoio às mulheres grávidas da comunidade, para que possam trazer seus filhos ao mundo e os acolher com amor e carinho.

Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp

 


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar