Obra reflete sobre fenomenologia | Paulus Editora

Releases

14/09/2016

Obra reflete sobre fenomenologia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Edmund Husserl – Pensar em Deus, crer em Deus
Autora: Angela Ales Bello
Coleção: Mundo da vida
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Teologia Fenomenológica

Edmund Husserl – Pensar em Deus, crer em Deus é o novo livro PAULUS, escrito por Angela Ales Bello

A PAULUS acaba de lançar Edmund Husserl – Pensar em Deus, crer em Deus, livro escrito por Angela Ales Bello.
Filósofo e matemático, o alemão Edmund Husserl (1859 – 1938) é o fundador da fenomenologia, considerado um pensador que soube buscar na interioridade o sentido das operações humanas abertas à transcendência.

O livro busca tratar o pensamento do filósofo a partir de algumas linhas de investigação. Uma delas diz respeito à reconstrução, em seus aspectos fundamentais, do pensamento de Edmund Husserl. Tal busca pode servir de base para abordar a questão de Deus, no sentido filosófico e para um exame da experiência religiosa, que tem como ponto de referência a divindade.

Outra linha de investigação caminha pelas análises da autora. O texto centra foco principalmente em duas modalidades, a filosófica e a religiosa. Afinal, sendo Husserl um filósofo, como enfocou a questão de Deus de um ponto de vista estritamente teorético? Sendo um crente que reflete sobre a sua fé e sobre o objeto de sua fé, como examinou a relação pessoal que o liga a Deus?

Ainda partindo do interior da dimensão religiosa, qual é o valor dessas atitudes, que pareceriam contrárias à da experiência mística e da busca racional teológica?

Angela Ales Bello nasceu em Roma, em 1940. É filósofa, fundadora e diretora do Centro de Investigações Fenomenológicas, sediado em Roma. Graduada e pós-graduada em Filosofia pela Università La Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao estudo da fenomenologia de Husserl, mas também de outros autores da fenomenologia, particularmente filósofas que se formaram no âmbito do assim chamado círculo de Göttingen, entre as quais Edith Stein, de quem é grande estudiosa. Foi professora de História da Filosofia Contemporânea na Pontifícia Universidade Lateranense (Roma). Atualmente leciona Fenomenologia da Experiência Religiosa na Faculdade de Filosofia da mesma universidade.