11 de setembro: 24º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
11 de setembro: 24º Domingo do Tempo Comum

PERDÃO E REENCONTRO

Eis que, neste Ano Santo da Misericórdia, chegamos ao coração do evangelho da misericórdia, o Evangelho de Lucas, que no capítulo 15 apresenta três parábolas.

Os fariseus, zelosos pela observância da lei, incomodavam-se porque Jesus acolhia cobradores de impostos e aqueles que a sociedade considerava pecadores. Atitude hipócrita, que se esconde instintivamente em todo coração humano, pois também nós, sem perceber, podemos nos ver julgando e condenando os outros, quem sabe para esconder nossos próprios erros.

As três parábolas da misericórdia, de fato, questionam toda atitude hipócrita. Porque, pelo lado das criaturas, no fundo todos somos pecadores, todos nos aventuramos e nos perdemos às vezes. E isso não é novidade. A novidade que Jesus quer mostrar aos fariseus, e a nós, está no lado de Deus. Não importa que as criaturas errem e o quanto errem: Deus está sempre à procura daqueles que ele ama, como um homem no campo, uma mulher em casa, um pai cheio de bondade.

A alegria do reencontro é infinitamente superior aos nossos pecados. E essa alegria, que experimentamos ao nos sentirmos perdoados e acolhidos, é também a alegria do próprio Deus. Alegria que só pode mesmo contagiar e se irradiar, celebrada como que numa festa.

A parábola dos dois irmãos fala dos relacionamentos humanos. O irmão mais novo, que se aventurou, errou e voltou ao pai, acabou provocando alegria e festa. Reencontrou-se com o pai e consigo mesmo. Mas o irmão mais velho, nesta história, é aquele que mais precisava de conversão. Porque, apesar de viver com o pai fazia tanto tempo, ainda não o conhecia realmente. Ainda não havia experimentado o perdão de Deus, porque se considerava justo. Apenas obedecia ao pai, em vez de amá-lo na liberdade.

Nosso Deus, bondade infinita, convida-nos a cada instante à festa do perdão, para celebrarmos a reconciliação na própria vida e a reconciliação de todos “estes nossos irmãos”. Nós nos sentimos perdoados à medida que perdoamos os outros. Este será sempre o tamanho da nossa festa.

 

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar