Cordel do Rio Chico | Paulus Editora

Releases

12/07/2016

Cordel do Rio Chico

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Cordel do Rio Chico
Autor: Jorge Fernando dos Santos
Coleção: Cordel
Acabamento: Brochura
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 32
Área de interesse: Infantojuvenil, Cultura Popular

Em formato de cordel, obra infantojuvenil da PAULUS conta de forma sensível e muito ilustrada a trajetória do Velho Chico e seus problemas atuais

A PAULUS lançou “Cordel do Rio Chico”, de Jorge Fernando dos Santos, com ilustrações de Luciano Tasso, obra que retrata um importante símbolo da natureza, cultura e sociedade brasileira: o rio São Francisco.

Contada em formato de cordel, a história inspira a leitura e também a imaginação do leitor. Com uma trajetória ricamente ilustrada por Luciano Tasso, o livro flui desde a descoberta e anúncio do rio São Francisco, feita pelo navegador Américo Vespúcio, e segue viagem pela fauna e flora da região.

Utilizando uma forma sensível, o autor coloca também as questões que levaram o velho rio – que sempre se destacou como uma fonte de vida para muitas pessoas – às condições em que se encontra hoje, pedindo ajuda para sobreviver.

O Rio São Francisco é o maior rio cujas águas correm totalmente no território nacional, com 2,8 mil quilômetros de extensão. Nasce na Serra da Canastra (MG) e escoa no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco. Depois altera o curso para o sudeste, chegando à foz no Oceano Atlântico, onde divide os estados de Alagoas e Sergipe.

Jorge Fernando dos Santos (www.jorgefernandosantos.com.br) nasceu e sempre morou em Belo Horizonte. É escritor, compositor e jornalista. Foi repórter e editor de jornal, além de assessor de comunicação. Tem mais de 70 músicas gravadas e 40 livros publicados, entre eles Palmeira Seca (Prêmio Guimarães Rosa de romance e tese de mestrado na Itália) e o Rei da rua, ambos adaptados para minisséries de TV. Pela PAULUS publicou: No clarão das águas, A medalha da cigana, As cores no mundo de Lúcia, Alice no país da natureza, Ave-viola – Cordel da viola caipira, Cordel da bola que rola – A história e as lendas do futebol e ABC da MPB, livro-disco ganhador do selo “altamente recomendado da FNLIJ”. Em 2015 foi finalista do Prêmio Jabuti, com o livro Alguém tem que ficar no gol, e publicou a biografia Vandré – O homem que disse não.