28 de agosto: 22º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
28 de agosto: 22º Domingo do Tempo Comum

O LUGAR DO CRISTÃO

Em sua caminhada para Jerusalém, na casa de um dos chefes dos fariseus, Jesus não perde a ocasião para falar de duas atitudes fundamentais: a humildade e a gratuidade.

Observando os convidados que ocupavam os primeiros lugares, Jesus propõe a situação de uma festa de casamento para questionar o desejo de autopromoção, de privilégios, de mostrar-se melhor que os outros. Ocupar o último lugar, mais que um gesto isolado, indica uma atitude: a humildade de quem se reconhece necessitado dos outros, de quem é apenas convidado e não o dono da festa da vida. Humildade, aliás, que o Mestre indicou não apenas com palavras, mas sobretudo com a vida, ao mostrar que o maior mesmo é aquele que serve. Ficar em último lugar é colocar-se no mesmo lugar dele, que veio servir e se doar a todos, sobretudo aos mais necessitados.

Relacionamentos gratuitos, não baseados no desejo de retribuição, mas no amor desinteressado e livre de quem serve, fazem-nos de fato últimos.  O verdadeiro amor leva o discípulo não à busca de retribuição, mas ao dom generoso e desinteressado. Daí o convite a relacionamentos diferentes, com pessoas diferentes, com os pobres e doentes, que não podem retribuir. Com efeito, na lógica do reino de Deus, importa é que nos preocupemos com quem não tem importância na engrenagem perversa que privilegia uns poucos e exclui a tantos.

Neste Ano Santo da Misericórdia, o que significa ser “misericordiosos como o Pai”, senão tomar consciência de nossa condição de convidados para uma festa na qual o Pai bondoso quer incluir a todos? Ocupar o último lugar, o lugar do serviço, é deixar-se mover pela misericórdia em direção aos menores, sem negociar com a generosidade. Pois não faz nada de mais quem faz o bem esperando recompensa. O autêntico testemunho cristão é serviço livre, humilde e gratuito a todos, sobretudo aos menores, na esperança do único bem verdadeiro: a plenitude da vida em Deus, na ressurreição dos justos.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar