Paulo de Tarso – Na filosofia política atual e outros ensaios | Paulus Editora

Releases

10/06/2016

Paulo de Tarso – Na filosofia política atual e outros ensaios

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Paulo de Tarso – Na filosofia política atual e outros ensaios
Autor: Enrique Dussel
Coleção: Novos Caminhos da Teologia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Teologia

Livro da PAULUS, escrito por Enrique Dussel, analisa Paulo de Tarso na filosofia política

A PAULUS acaba de lançar o livro Paulo de Tarso – Na filosofia política atual e outros ensaios, de autoria do renomado pensador Enrique Dussel. A obra está dividida em cinco ensaios que dão a noção temática, principalmente na filosofia política e da cultura, estudadas pelo autor nos últimos anos.

O primeiro é uma contribuição filosófica a partir dos trabalhos de Alain Badiou sobre o “acontecimento” (événement) instaurador de um novo mundo. O filósofo francês tomou Paulo de Tarso como exemplo de um acontecimento fundador da cultura ocidental, a partir de uma interpretação puramente filosófica.

No segundo trabalho o foco se volta para Emmanuel Lévinas, com a riqueza das hipóteses chamadas Filosofia Política da Libertação. A terceira contribuição é considerada um primeiro passo, desde a categoria de Sistema-mundo para o conceito de “transmodernidade”.

A quarta parte reúne as contribuições do autor apresentadas no último Congresso Mundial de Filosofia de Seul (Coréia, 2009), sobre a história da filosofia no painel plenário intitulado Uma nova Idade na história da filosofia.

Na última parte do livro estão as chamadas teses sobre populismo, selecionadas a partir do círculo de estudos da equipe de filosofia política de CLACSO, realizado na Colômbia, em Bogotá.

Enrique Dussel é licenciado em Filosofia (Mendoza, Argentina), doutor em Filosofia (Complutense, Madri), licenciado em Ciências da Religião (Inst. Católico, Paris), doutor em História (Sorbonne, Paris), doutor honoris causa pela Universidade de Friburgo, pela Universidade Maior de Santo André (La Paz, Bolívia) e pela Universidade de Buenos Aires. É internacionalmente reconhecido por seu trabalho no campo da ética, da filosofia política e da filosofia latino-americana, sobretudo por ser um dos fundadores da Filosofia da Libertação. Seu vasto conhecimento é expresso em mais de 50 livros e 400 artigos, muitos deles traduzidos em mais de seis idiomas, sendo considerado um dos mais prestigiados pensadores do século XX.