Livro da PAULUS atualiza os instrumentos de Evangelização | Paulus Editora

Releases

18/05/2016

Livro da PAULUS atualiza os instrumentos de Evangelização

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Ideias fundamentais
Autor: Movimento de Cursilhos de Cristandade
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 232
Área de interesse: Pastoral

Obra Ideias Fundamentais apresenta versão atualizada do Movimento de Cursilhos de Cristandade

A ideia do livro nasceu em 2005, durante o VI Encontro Mundial do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), realizado no Brasil, em São Paulo. Na ocasião decidiu-se a revisão e a atualização do livro Ideias Fundamentais, numa terceira versão, com vistas a harmonizar e unificar o MCC em torno de um conjunto de princípios básicos indiscutíveis.

Os delegados presentes no Brasil definiram que essa nova redação deveria conter o reconhecimento de Ideias Fundamentais como “livro indispensável para a comunhão, que servisse de guia e orientação para o MCC e se adequasse aos novos Estatutos do OMCC”.

As conclusões desse encontro mundial estabeleceram como pressupostos que a nova redação, “incorporando capítulos específicos sobre o carisma e sobre a história do Movimento” fosse “fiel ao carisma que o Espírito inspirou no início do movimento e continuasse a responder, segundo o mesmo Espírito, às necessidades dos homens e mulheres de hoje e que não fosse uma escolha entre opostos, mas integrasse a fidelidade ao carisma inicial e renovasse o MCC para responder aos desafios de hoje”.

O objetivo do MCC ao promover a terceira edição do livro é, primeiramente agradecer ao Organismo Mundial de Cursilhos pelo reconhecimento da necessidade de uma tradução adaptada aos usos e costumes brasileiros. Também agradecer pela colaboração da entidade na elaboração das três edições do livro no país, desde 1974. E, por último, recomendar a leitura atenta e o estudo dedicado desta obra que é um instrumento da diversidade, pois contém o essencial, como maravilhoso instrumento de Evangelização.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade originou-se em Maiorca (Espanha), na década de 40 do século passado, onde foi tomando forma como um movimento de evangelização que trata de levar a Boa Nova de amor de Deus a todas as pessoas, especialmente aos afastados. Difundiu-se por diversos países e continentes, organizando-se com a criação de Escolas de Dirigentes e Secretariados Diocesanos e Nacionais. Atualmente está presente no mundo inteiro, atuando como um instrumento eficaz de evangelização em diferentes culturas e realidades sociais, contando com o reconhecimento e o apreço dos pastores da Igreja, manifestados tanto pelo Pontifício Conselho para os Leigos, como pelos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.