22 de maio: Santíssima Trindade | Paulus Editora

O Domingo
22 de maio: Santíssima Trindade

O DEUS TRINO NOS CONVOCA À UNIDADE

A solenidade da Santíssima Trindade é boa ocasião para rever, com olhar retrospectivo, o caminho percorrido ao longo da Quaresma e da Páscoa e lançar um olhar no caminho a ser trilhado ao longo do tempo comum.

Para são Gregório Nazianzeno, houve uma progressiva revelação da Santíssima Trindade: “O Antigo Testamento claramente proclama o Pai e obscuramente o Filho; o Novo Testamento revelou o Filho e insinuou a divindade do Espírito, onde ele se manifestou mais explicitamente… Passo a passo e avançando de glória em glória, brilha a Trindade com luz cada vez mais resplandecente”.

Para santo Irineu de Lião, na Santíssima Trindade estão os três principais artigos da fé cristã: Pai, Filho e Espírito. O primeiro artigo da fé: Deus incriado e criador de todas as coisas; segundo artigo: o Filho visível e palpável, pelo qual todas as coisas foram feitas; terceiro artigo: o Espírito, pelo qual os profetas profetizaram e os justos foram guiados no caminho da justiça.

O evangelho nos revela e nos faz experimentar um Deus amor e comunhão. Não solitário e distante, mas um Deus comunhão que partilha a vida entre si e com a humanidade. A Santíssima Trindade nos ensina a formar famílias e comunidades fundamentadas no respeito e na compreensão das diferenças. Famílias e comunidades que amam e acolhem, que estendem misericórdia sobre a fraqueza humana e procuram afastar do seu seio a intolerância e o ódio.

O Espírito, promessa de Jesus, há de iluminar e conduzir as comunidades na busca da verdade, da unidade e da solidariedade. Para isso, porém, é necessário que cada discípulo missionário esteja atento aos sinais dos tempos e aberto à voz do Espírito, que interpreta e esclarece tais sinais.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar