15 de maio: Pentecostes | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
15 de maio: Pentecostes

ESPANTO E ADMIRAÇÃO

Dizem os antigos que a sabedoria nasce do espanto e da admiração. Isso quer dizer que as coisas, as pessoas e os fatos escondem sempre algo a mais, além do comum, além do que é costumeiro, das “conversas fiadas”.

No relato da descida do Espírito sobre os discípulos (At 2,1-11) é dito que os que presenciaram o evento ficaram “cheios de espanto e de admiração”. Eles perceberam nos discípulos algo fora do comum.

Um dos aspectos fora do comum é que, embora estivessem ali pessoas de vários lugares falando línguas diferentes, todos entendiam os discípulos em sua própria língua. Esse é o ponto que nos interessa nesta reflexão. Os seguidores de Cristo se fazem entender porque sua linguagem ultrapassa quaisquer fronteiras e diferenças. É o amor que fala. É o testemunho da palavra e da pessoa de Jesus que revela quem são os discípulos.

Além de falarem a mesma língua, diz o relato que eles estavam reunidos no mesmo lugar. Podemos entender o “mesmo lugar” como representação de uma comunidade unida. Não importa o espaço geográfico. O importante é que os cristãos do mundo inteiro estejam unidos. “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus” (Fl 2,5).

Por isso, a festa de Pentecostes não é simplesmente um domingo em que a Igreja se reveste da cor vermelha, os fiéis elevam seus louvores a Deus, lembram os sete dons do Espírito Santo e se diz que se completaram os 50 dias após a Páscoa. Sim, é isso! Mas há algo além que deve despertar espanto e admiração tanto em nós quanto em quem nos vir.

A festa de Pentecostes nos lembra que somos discípulos do amor. O sopro de Jesus sobre os discípulos é o sopro da nova criação. Quem está em Cristo é nova criatura (2Cor 5,17). Ser nova criatura é ser agente de mudanças, sobretudo nas situações em que a esperança parece totalmente ausente. Com o Espírito de Pentecostes, tornamo-nos plenamente discípulos da alegria pascal.

Por isso se pode dizer que a festa de hoje plenifica o mistério pascal. É o Espírito do Cristo ressuscitado que desce sobre a comunidade cristã e a capacita para o anúncio e vivência da obra e pessoa de Cristo.

Que nossas atitudes sejam contagiantes: causem espanto e admiração pelos frutos da fé.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar