História dos saberes psicológicos é o novo título da coleção Temas de Psicologia | Paulus Editora

Releases

04/04/2016

História dos saberes psicológicos é o novo título da coleção Temas de Psicologia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Histórias dos saberes psicológicos
Autor (a): Marina Massimi
Coleção: Temas de Psicologia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 376
Área de interesse: Psicologia

O livro oferece conteúdo didático para a formação crítica do psicólogo contemporâneo

A obra História dos saberes psicológicos, de Marina Massimi, é o mais novo lançamento da PAULUS Editora. Pela via histórica, o livro responde a questões fundamentais da psicologia: o que é a psicologia? Quais são os fenômenos de que ela se ocupa?

O volume reconstrói conceitos e sistemas conceituais e práticas que se referem ao conhecimento e ao cuidado dos processos psicológicos apreendidos num domínio que abarca as diversas culturas, seja no Oriente, seja no Ocidente, em diferentes períodos históricos. O objetivo é trilhar os caminhos que os homens, em suas diversas culturas, buscaram atingir no conhecimento de si e do outro, da vida mental e dos comportamentos.

O livro divide-se em sete capítulos. A autora Marina Massimi revela aos leitores a gênese de alguns conceitos fundamentais, por meio dos quais será possível entender a significação dos seguintes termos: psicologia; psique; pessoa; indivíduo; mente e corpo. Esses conceitos aparecem no cenário intelectual em determinados períodos históricos, e entendê-los é primordial para dominar o campo dos saberes psicológicos.

De acordo com a autora, existem diferentes definições de psicologia, de seus objetos, métodos e campos de atuação. Para ela, permanece a pergunta acerca do que é psicologia. O texto proposto pretende acompanhar o percurso dessa ciência na cultura ocidental, em cujo âmago se encontra a cultura brasileira.

Marina Massimi tem graduação em Psicologia pela Universidade dos Estudos de Pádua (Itália, 1979), especialização em História da Ciência pela mesma Universidade (1981), mestrado e doutorado em psicologia pela Universidade de São Paulo (1985 e 1989) e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (1992). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Desde 2010, é membro da Academia Ambrosiana de Milão, seção de Estudos Históricos da Idade Moderna. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e coeditora da revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia. Há mais de trinta anos se dedica a pesquisas dos saberes psicológicos.