PAULUS lança Conversão Pastoral – Reflexões sobre o Documento 100 da CNBB | Paulus Editora

Releases

11/03/2016

PAULUS lança Conversão Pastoral – Reflexões sobre o Documento 100 da CNBB

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Conversão Pastoral – Reflexões sobre o documento 100 da CNBB em vista da renovação paroquial
Autor (a): José Carlos Pereira
Coleção: Organização paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 72
Área de interesse: Pastoral

O subsídio propõe uma explicação clara e objetiva do Documento 100 sobre a conversão pastoral nas paróquias e comunidades

O livro Conversão Pastoral—Reflexões sobre o Documento 100 da CNBB em vista da renovação paroquial, de autoria do Pe. José Carlos Pereira, analisa detalhadamente o Documento 100 da CNBB, sobre a renovação paroquial, ou a conversão, iniciativa que deseja alterar a maneira pela qual se formam as paróquias, comunidades e dioceses.

A reflexão do documento está dividida em sete partes, nas quais o autor toca naquilo que é essencial, analisando o documento 100 numa visão geral e conjuntural. O conteúdo convida o leitor a pensar nos sinais dos tempos como sinais para a Igreja e a refletir sobre as mudanças, a conversão, e agir, respondendo aos desafios atuais. Além disso, o texto aborda a missão da Igreja, mostrando a evolução da paróquia e a renovação pastoral.

Segundo o autor, as paróquias devem ser os principais elementos da equação, retomando valores que foram se perdendo; para ele, a Igreja deve ser um conjunto de pessoas, antes de ser apenas um local de culto. A proposta da análise é redescobrir as entranhas maternas da Igreja, voltando para a perspectiva do acolhimento, como a mãe acolhe o filho.

Neste contexto, a conversão tratada pelo autor quer dizer “voltar àquilo que a Igreja tem como princípio”. O Documento retoma o modelo das primeiras comunidades cristãs. Pe. José Carlos explica que o texto, quando fala de conversão, implica o abandono de um caminho e a escolha de outro, para passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária.

O objetivo é conhecer melhor o documento para aplicá-lo no dia a dia das paróquias e comunidades, para que todos entendam não apenas o conteúdo, mas também sua didática, método e os seus propósitos, que vêm para melhorar a caminhada das comunidades cristãs.

José Carlos Pereira é padre passionista, teólogo pastoralista, com doutorado em Sociologia pela PUC-SP. É autor de mais de sessenta livros, em diversas áreas. Ministra cursos e palestras em paróquias e dioceses do Brasil. Publicou pela PAULUS: Guia de gerenciamento e administração paroquial, Curso de preparação para o batismo, Tríduo do padroeiro, Pastoral da visitação, Pastoral da escuta, Serviço de animação vocacional paroquial, Gestão eficaz: Sugestões para a renovação paroquial, Liturgia da Palavra I, Liturgia da Palavra II, Novos ventos nos conventos, Catequistas, discípulos e missionários e Como fazer um planejamento pastoral: paroquial e diocesano.