3 de janeiro: Epifania do Senhor | Paulus Editora

O Domingo
3 de janeiro: Epifania do Senhor

NOTÍCIA QUE ALEGRA E PERTURBA

A festa da Epifania é a manifestação ou a revelação de Deus, por meio de Jesus, ao mundo inteiro. O Messias, nascido do seio de Maria, é a concretização das profecias do Antigo Testamento. Na Igreja primitiva, essa festa foi considerada mais importante que o próprio Natal, por trazer o anúncio de que Jesus será conhecido por todos os povos, do Ocidente e do Oriente. É o sentido da universalidade da salvação. Fixada em 6 de janeiro ou no domingo entre 2 e 8 de janeiro (como no caso do Brasil), já aponta para o fim do ciclo natalino, que se encerra com o Batismo de Jesus. 

Mateus, depois de apresentar o nascimento de Jesus em Belém, faz o relato (exclusivo desse evangelista) da visita dos magos pagãos e itinerantes que, movidos pela estrela, respondem positivamente às ações de Deus. Enquanto eles se alegram com a boa notícia, Herodes e as autoridades de Jerusalém ficam perturbados. Para estes foi uma má notícia. Ao longo de sua vida, Jesus vai encontrar rejeição dos que detêm o poder político, incredulidade dos dirigentes religiosos e acolhida dos que buscam o reino de Deus.  

Diz são Leão Magno: “Quando os três magos foram conduzidos pelo esplendor de uma nova estrela para virem adorar a Jesus, eles não o viram expulsando demônios, ressuscitando mortos, dando vista a cegos, curando aleijados, dando faculdade de falar a mudos, ou qualquer outro ato que revelava seu poder divino; mas viram um menino que guardava silêncio, confiado aos cuidados de sua mãe. Não aparecia nele nenhum sinal de seu poder, mas lhes ofereceu a visão de um grande espetáculo: sua humildade”.

A assembleia reunida e celebrante, com a pluralidade e diversidade de pessoas, reflete a universalidade da salvação proposta pela festa de hoje. Em cada celebração dominical somos envolvidos pela alegria e esperança dos magos ao verem a estrela que os orientava e conduzia. Procuremos nos deixar sempre conduzir e iluminar pela estrela Jesus, que nunca se apaga.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar