Lançamento traz discussões atuais sobre a formação permanente na Igreja | Paulus Editora

Releases

25/07/2012

Lançamento traz discussões atuais sobre a formação permanente na Igreja

Por Imprensa

Serviço
Título: Formação permanente: acreditamos realmente?
Autor: Amedeo Cencini
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 136
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Formação permanente: acreditamos realmente? é o novo livro publicado pela PAULUS de Amedeo Cencini, sacerdote canossiano e professor universitário. A pergunta do título subentende outras: em que consiste a formação permanente? Simplesmente nos interessa ou a percebemos como indispensável? Consideramos que ela seja possível nas circunstâncias atuais? Estamos vivendo-a de alguma forma?

Essas e muitas outras questões estão na origem deste volume, endereçado a presbíteros, religiosos (as), leigos consagrados, bispos, reitores, pais espirituais, formadores de seminários e noviciados. Segundo o autor, o livro não deseja solucioná-las, mas tratá-las na esperança de provocar no leitor alguma dúvida, resposta ou decisiva resolução.

“Não tenho pretensão nenhuma de construir uma (boa) teoria da FP [formação permanente]; quando muito, gostaria de tentar oferecer uma simples contribuição para seu esclarecimento na mente e no coração de quem decidiu seguir o Mestre num caminho que jamais se acaba”, explica.

Estruturada a partir de um prefácio, introdução, cinco capítulos e conclusão, a obra traz à tona um assunto importante para a Igreja nos dias de hoje de forma clara e objetiva, confirmando a sua grande utilidade nas discussões em torno do tema.

O leitor encontrará também as palavras de Francesco Lambiasi, Presidente da Comissão Episcopal Italiana para o clero e a vida consagrada, no prefácio, onde ele apresenta os objetivos deste trabalho e destaca três pontos cruciais: a clareza com a qual Cencini consegue tratar a ideia de FP; a determinação, compacta e sempre bem argumentada ao propor um modelo de FP válido, teologicamente fundado e pedagogicamente sólido; e uma justa dosagem de realismo e de esperança.

“Havia necessidade urgente de um livro assim. Tenho certeza de que será útil para muitos. Espero e desejo que dê fruto, muitos frutos”, conclui.

Formação permanente: acreditamos realmente? é o terceiro título do padre Amedeo Cencini pela PAULUS. Além deste, o sacerdote lançou A alegria, sal da vida cristã, em 2010, e A hora de Deus – A crise na vida cristã, em 2011.

Amedeo Cencini é sacerdote e religioso canossiano, professor de pastoral vocacional e de formação ao discernimento da Universidade Salesiana, bem como de psicologia aplicada ao curso dos formadores da mesma universidade e da Universidade Gregoriana.